4 vantagens do WhatsApp para ensino de inglês

              Fundador e CEO da startup ChatClass, defende a plataforma como um canal que promove maior engajamento na prática da língua

O déficit educacional no Brasil inclui, além das matérias como português, matemática, química e história, outro tema: a proficiência em inglês. Mesmo com o aprendizado da língua estrangeira sendo obrigatório a partir do Ensino Fundamental II, segundo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é necessário mais atenção às metodologias.

Conforme dados do British Council, observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, a maioria (55%) dos professores que dão aulas de inglês nas escolas públicas no Brasil não possui formação específica para lecionar a disciplina e 81% reclamam da falta ou da inadequação do material didático usado nas aulas.

Foram exatamente essas lacunas que fizeram o empresário alemão Jan Krutzinna pensar em uma solução para contribuir com melhorias na prática de inglês. Ele criou a ChatClass, startup que visa revolucionar a educação de forma interativa via chat pelo WhatsApp e Instagram, e indica quatro vantagens do aplicativo para o aprendizado:

1 – Adesão e familiaridade

A rotina do brasileiro para envio de mensagens e áudios pelo WhatsApp insere o app como ferramenta mais citada para comunicação instantânea, como mostra a pesquisa “Uso de apps do Brasil” realizada pelo Mobile Time e Opinion Box. O estudo revela que o aplicativo ficou em primeiro lugar entre os 10 apps mais presentes na tela inicial do smartphone. Por haver essa familiaridade, os cursos online têm mais chances de adesão e engajamento.

2 – Tecnologia descomplicada

O WhatsApp apresenta tecnologia ágil e rápida para o compartilhamento dos exercícios de forma automatizada por meio de chatbots – “robozinhos” que entregam o fluxo de informações, tornando o aprendizado dinâmico e interativo. Outro ponto importante, não exige conhecimentos de programação e softwares para que o professor crie seus próprios cursos.

3 – Prática e conversação

“Sempre notei o ensino de inglês no Brasil com pouca conversação, silencioso. No WhatsApp, as pessoas têm a oportunidade de quebrar a timidez na hora de falar uma língua estrangeira. O ambiente do app traz mais conforto e segurança por haver uma certa intimidade também do usuário”, analisa Krutzinna. Ele explica ainda que a ferramenta possibilita o envio de áudios e textos, com perguntas de diversos formatos, organizadas em pílulas de conteúdo com correções automáticas.

4 – Não ocupa espaço na memória do celular

Além de alcançar expressiva capilaridade por ser 100% online e acessível a qualquer hora do dia, o uso da ferramenta para as aulas não demanda novos downloads de outros apps e não consome muitos dados de 4G/5G. “É democrático”, enfatiza o CEO da ChatClass.

Jan Krutzinna, fundador e CEO da startup ChatClass

Sobre a ChatClass

A startup visa revolucionar a educação por meio do aprendizado via chat com sua Inteligência Artificial que funciona pelo WhatsApp, aplicativo que atinge 99% dos smartphones do país. A tecnologia da ChatClass possibilita que profissionais de diversas áreas e funções se aprimorem de forma interativa, prática e rápida.

A edtech já foi selecionada para programas como Estação Hack do Facebook, Google for Startups, além de presença em rankeamentos internacionais de inovação na educação como Holon IQ, GSV Cup, e Endeavor Scale Up. Mais informações no site.

fonte: PINe PR

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Como o Alibaba Group transformou o e-commerce e definiu o futuro do comércio global

Como o Alibaba Group transformou o e-commerce e definiu o futuro do comércio global

Da vontade de conhecer os Estados Unidos à potência de tecnologia e comércio eletrônico da China. Do desenho de pequenas entregas para proporções mundiais, o Alibaba Group encerrou o ano passado como a sétima empresa mais valiosa do mundo, reunindo em seu ecossistema unidades de negócio (também milionárias) que atendem 240 países. Ingressou na Bolsa