Uma das mais antigas montadoras dos Estados Unidos está indo além dos carros elétricos – até então, as mais tradicionais se arriscavam apenas até essa vertical. A companhia irá lançar soluções específicas de energia para uso residencial e comercial.
Pavimentando o futuro da General Motors
A GM Energy está sendo caracterizada como uma unidade da GM, mas Travis Hester, chefe de veículos elétricos da General Motors, acredita que esse se tornará um grande negócio da companhia ao longo do tempo.
Na prática, a GM Energy terá a vertical Ultium Home e Ultium Commercial, em que oferecerá baterias de armazenamento de energia, painéis solares e células de combustível de hidrogênio.
A GM quer preparar o terreno para oferecer energia à medida em que ela será mais demandada ao redor do mundo. Em momentos de pico e alto consumo, em que o valor tende a ficar mais caro, a GM Energy irá vender energia para veículos elétricos em suas próprias concessionárias.
“A missão da GM Energy é oferecer aos clientes acesso a um conjunto completo de produtos e serviços de energia, incluindo soluções além do veículo, acelerando a transição perfeita para um futuro totalmente elétrico”, conta Hester no anúncio. “Ajudaremos a reduzir as barreiras de entrada para energia sustentável e acelerar ainda mais a adoção em massa de EVs”.
A companhia está fazendo uma parceria com a SunPower para criar um ecossistema conectado de energia. Entre os serviços oferecidos, há a possibilidade de usar a bateria do veículo elétrico na própria casa em caso de emergência. A SunPower também será a principal instaladora dos serviços de painéis solares oferecidos pela GM Energy.
A expectativa é que o sistema de energia residencial esteja disponível em 2024.
Concorrência com a Tesla
A Tesla também oferece baterias para o armazenamento de energia em residências: o PowerWall. O produto é importante caso haja alguma intempérie que afete o “Solar Roof”, telhado formado por placas fotovoltaicas criado pela companhia.
O Solar Roof foi divulgado na CES 2016 e, assim como os veículos da Tesla, não é muito acessível. De acordo com o SolarReviews, um telhado solar da companhia pode custar entre US$ 35 mil e US$ 70 mil (é feito sob encomenda).
Superando o valor alto e a demanda ainda incipiente, o mercado de energia renovável tende a crescer, e a notícia é boa para a Tesla e para a própria GM. No segundo trimestre de 2022, a Tesla divulgou que sua divisão de energia teve o melhor trimestre em mais de quatro anos – a companhia teria experimentado um aumento de 25% na implementação de serviços em comparação ao ano passado.
fonte: .StartSe