De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, o Dia dos Pais, assim como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados, é um dia que exige consumo consciente. “É natural que os filhos queiram presentear, mas é preciso lembrar do real significado do dia, que não precisa ter presentes caros para ser celebrado. Muitas vezes, um tempo de qualidade entre pais e filhos já vale mais do que gastar em presentes”, diz ele.
O planejador financeiro afirma que o apelo emocional relacionado à data pode fazer com que muita gente se perca no orçamento e compre presentes caros sem poder. “E quando dá para parcelar, são muitos os casos em que a pessoa nem se dá conta de quanto está gastando porque pensa apenas na parcela”, alerta.
Confira algumas orientações de Thiago Martello para comprar o presente do Dia dos Pais sem prejudicar o orçamento:
- Presente feito à mão: a primeira sugestão é tentar fazer um presente. “Que tal, por exemplo, fazer um álbum com fotos de momentos especiais vivenciados entre vocês? Certamente qualquer pai gostaria muito”, afirma.
- Presente conjunto: Se você tem irmãos, é possível dividir os custos de um presente com eles, assim dá até para comprar um presente mais legal sem ter que arcar com tudo sozinho.
- Compre com antecedência: Comprar de última hora pode levar a gastos maiores. “Aproveite que ainda temos um tempinho até a data para pesquisar bastante e encontrar preços melhores”, sugere Martello.
- Resgate pontos ou milhas: Se você possui programas de fidelidade que acumulam pontos ou milhas, cheque se é possível resgatá-los por presentes ou descontos. Também vale usar cupons de desconto.
- Aposte em experiências em vez de objetos: Você pode oferecer uma experiência diferente ao seu pai, como um passeio no parque ou um almoço especial em casa.
- Venda o que não usa mais para fazer dinheiro: A última sugestão é para quem quer presentear, mas está com o orçamento comprometido. “Venda algo que você não usa mais para conseguir um extra e o destine à compra do presente!”, aconselha.
Sobre a Martello Educação Financeira
Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o relacionamento com dinheiro. Já realizou mais de mil atendimentos e possui mais de 500 alunos. Saiba mais em: martelloef.com.br/
Sobre Thiago Martello
Apaixonado por finanças, Thiago é administrador de formação, pós-graduado pela FGV, especialista e agente autônomo de investimentos, além de atuar como educador e planejador financeiro desde 2015. Ele começou a trajetória aos nove anos, vendendo balas no farol perto de casa e hoje já mudou a vida de mais de mil pessoas através de uma metodologia exclusiva, simples e divertida, e que transformou a vida de muitas famílias. Com bom humor, ele mostra que é possível organizar as contas de forma prática e dar uma “martellada” definitiva na desordem financeira.
fonte: Carolina Lara