“Conhecidas como hard skills, as habilidades técnicas trazem capacidades específicas para realizar tarefas, enquanto as soft skills, ou habilidades interpessoais, ajudam na comunicação eficaz, resolução de problemas e liderança. Quando o profissional consegue desenvolver e aprimorar ambas, é possível se sobressair no mercado e ter sucesso abrangente no ambiente de trabalho”, destaca Samyra Ramos, gerente de marketing da Higlobe, fintech de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.
Pensando nisso, a especialista compartilha as principais habilidades e tendências que vão se destacar até 2030. Confira:
Habilidades digitais avançadas
Com a rápida digitalização de todos os setores, ter habilidades avançadas em tecnologia, incluindo programação, análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, são primordiais para se manter competitivo e impulsionar a inovação. Esses conhecimentos são úteis em qualquer segmento do mercado de trabalho, e dominar tais habilidades pode ser decisivo para uma carreira em expansão.
Literacia de dados
A literacia de dados, ou alfabetização de dados, é a capacidade de coletar, ler, gerenciar, interpretar e argumentar por meio de dados. Ela se aplica a diversos setores e campos de atuação, impulsionando a tomada de decisões mais bem informadas e a eficácia das estratégias. Para dominar essa habilidade, é preciso conhecimento em estatísticas, que permitam a compreensão dos padrões e tendências, além de saber administrar ferramentas para inferir conclusões significativas.
Competência em tecnologias emergentes
Acompanhar tecnologias emergentes, como blockchain, realidade aumentada e Internet das Coisas (IoT) também tem sido uma habilidade relevante no mercado de trabalho. Essas ferramentas oferecem segurança em transações digitais, permitindo experiências imersivas e possibilitando o monitoramento e controle remoto de dispositivos físicos. Saber trabalhar com elas permite ao profissional pensar em estratégias inovadoras e disruptivas, destacando a adaptatividade do colaborador.
Inteligência emocional
Com a crescente automação e uso de ferramentas digitais, habilidades como empatia, comunicação e gestão de conflitos se tornarão ainda mais importantes para colaboração e liderança eficazes. Como a natureza dos trabalhos está passando por transformações, habilidades sociais se tornam a base para entender as necessidades dos colegas e clientes, transmitir ideias complexas, evoluir na carreira e manter relacionamentos sólidos.
Pensamento crítico e criatividade
Além de habilidades técnicas, a capacidade de pensar criticamente, questionar o status quo e gerar novas ideias será fundamental para a inovação e resolução de problemas complexos, que se tornam mais profundos com o tempo e as novas tecnologias. O mercado deve valorizar ainda mais as análises de informações, a identificação de falhas em processos e a busca por soluções mais eficazes.
Colaboração e trabalho em equipe
A capacidade de trabalhar em equipe com ambientes de trabalho globalizados e interconectados, seja presencialmente ou virtualmente, é um diferencial para os recrutadores. Adaptar-se a diferentes dinâmicas de grupo envolve colaboração, comunicação eficaz, habilidades de resolução de problemas e flexibilidade.
Sobre Higlobe, Inc.
A Higlobe, Inc. é uma empresa de tecnologia financeira que veio revolucionar o mundo dos pagamentos internacionais. Foi fundada em 2020 por Teymour H. Farman-Farmaian e Jeff Bolton, que usaram suas experiências globais para construir uma solução de transferência de pagamento internacional com operações rápidas e sem taxas de transação. Os investidores da Higlobe incluem Battery Ventures, TTV Capital, FjLabs, Reciprocal Ventures, Raptor Group e o empresário Gokul Rajaram.
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