Neste domingo (4), às 10h, ocorrerá a tradicional cerimônia de substituição da bandeira nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A atividade, que acontece normalmente no primeiro domingo de cada mês, é realizada em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal. Desta vez, o Exército Brasileiro estará no comando da cerimônia cívica. O evento é aberto ao público e contará com a apresentação do coral do Colégio Militar de Brasília e uma exposição de Material de Emprego Militar.
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a solenidade chama a atenção de quem passa pela região. Durante o ritual da troca da bandeira, o novo pavilhão deve atingir o topo do mastro antes que a bandeira substituída seja baixada.
Mastro da bandeira
Construído a partir do projeto do arquiteto Sérgio Bernardes, o monumento ao Pavilhão Nacional tem 100 metros de altura, mede 286 m² e pesa cerca de 90 kg. O mastro em que a bandeira fica presa é especial: são 24 hastes metálicas que representavam, à época em que foi estruturada, cada estado do país. Na base está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.
A bandeira exposta sofre com as ações do tempo, tendo sua durabilidade limitada a 30 dias. Após a troca, ela é retirada da Praça dos Três Poderes e guardada pelo Exército até ser incinerada no Dia da Bandeira (19/11).