Alunos de Linhares apresentam projetos sobre biomas brasileiros

Alunos de Linhares apresentam projetos sobre biomas brasileiros

Essa atividade proporcionou uma compreensão teórica e prática dos temas abordados.

Estudantes da disciplina eletiva “Terra, Vida e Cosmos” da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir de Macedo Gomes, localizada no município de Linhares, realizaram, na última sexta-feira (16), uma atividade interdisciplinar sobre o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Para a execução, cada turma ficou responsável por produzir uma estação temática, que abordava um aspecto do assunto de forma prática e interativa.

Os projetos desenvolvidos foram divididos em duas frentes de discussão: “Cacau capixaba: um fruto original do bioma amazônico presente na Mata Atlântica” e “Biomas brasileiros em foco: uma metodologia ativa para engajar estudantes na conservação e conscientização sobre a relação entre plantas medicinais e seu percurso histórico com a humanidade”.

Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se: uma cartilha descritiva contendo os desafios enfrentados pelos produtores durante o ciclo de vida do cacau, um folder explicando os processos necessários para a produção do chocolate, um relato explorando os componentes químicos do doce e seus impactos na saúde, além da exibição de algumas plantas medicinais e suas aplicações terapêuticas, com auxílio de óculos de realidade virtual, proporcionando uma viagem imersiva sobre os biomas brasileiros.

A professora de Física, Naiara Giuriatto, destacou que essa atividade proporcionou uma compreensão teórica e prática dos temas abordados. “A prática vivida foi excepcional, no sentido de poder ver o aluno como mediador da metodologia ativa. A experiência de ter uma estação por sala foi algo inovador e permitiu uma replicação em larga escala de algo que havia sido feito apenas para uma turma”, ressaltou.

Segundo a estudante Maria Luiza Almeida Queiroz, o projeto a ajudou a desenvolver uma consciência crítica sobre a conservação dos biomas brasileiros e o papel das plantas medicinais na história da humanidade. “Gostei muito de ser mediadora na atividade. Ter essa responsabilidade foi um aprendizado para mim, aprimorando minha capacidade de comunicação e influenciando positivamente meu futuro. Foi uma experiência incrível e que deve ser repetida”, contou a aluna.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Visita técnica ao LACEN/ES enriquece formação de estudantes em análises clínicas

Visita técnica ao LACEN/ES enriquece formação de estudantes em análises clínicas

No início de outubro, estudantes do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, da terceira série do Curso Técnico em Análises Clínicas Integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral, localizado em Baixo Guandu, participaram de uma visita técnica ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES). A atividade, coordenada pelo professor