Câmara instala grupo de trabalho para fortalecer proteção de crianças na internet

Câmara instala grupo de trabalho para fortalecer proteção de crianças na internet

Colegiado coordenado pela deputada Rogéria Santos prevê escuta da sociedade civil e articulação com estados e municípios para tornar ambiente online mais seguro

16/9/2025 – 20:31

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados deu início, nesta terça-feira (16), aos trabalhos do grupo que vai estudar e propor soluções legislativas para o fortalecimento da proteção de crianças e adolescentes em ambiente digital. A coordenadora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), apresentou o plano de trabalho do colegiado.

“O grupo não discutirá tamanho da internet ou restrição de inovações, mas, sim, como torná-la mais segura e confiável. Vamos considerar a dimensão federativa com ênfase no papel de estados e municípios na execução de políticas de proteção digital, incluindo articulação com conselhos tutelares, redes de ensino e órgãos de proteção à infância”, adiantou.

Rogéria reforça que o trabalho do GT estará alinhado a diretrizes globais da Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e  União Internacional de Telecomunicações (UIT), visto que a proteção digital da infância exige cooperação internacional, estruturada e contínua.

Rogéria observou que os riscos digitais não decorrem apenas da ausência de regulação mas são oriundos de causas estruturais, como desigualdade de acesso, fragilidades de governança global da internet e assimetrias da responsabilização nas plataformas digitais. Por isso, esclarece ela, as respostas devem combinar medidas legislativas, mecanismos técnicos de cibersegurança e estratégias de cooperação internacional.

O Plano de Trabalho da deputada inclui fase de escuta da sociedade civil, governo, academia, setor privado e organismos internacionais. “Haverá fases de análise por meio de debates e seminários regionais e internacionais, em seguida, formulação de relatórios e proposta legislativa, seguida pela fase de deliberação em comissão ou plenário”, esclarece Rogéria Santos.

A deputada ressalta que o objetivo é oferecer respostas concretas à proteção integral de crianças e adolescentes em ambientes online, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues / Ascom – Liderança do Republicanos
Julio Dutra

Reportar Erro

[gravityform id=”12″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″]

Rogéria Santos

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Presidente de CPMI afirma que cancelamento de reunião com “Careca do INSS” não prejudica investigações

Presidente de CPMI afirma que cancelamento de reunião com “Careca do INSS” não prejudica investigações

Trabalho, Previdência e Assistência Foi apresentado requerimento para que mulher e filho do lobista sejam ouvidos pela comissão 15/09/2025 - 18:56   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Carlos Viana: sigilos fiscal e telefônico do "Careca do INSS" já foram quebrados O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes no

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *