Pra você que odeia política, sinto informar: TUDO É POLÍTICA. Até mesmo o excremento de cães, espalhado por TODA a cidade, é culpa do mau político que está no poder. E isso vale pro Brasil todo.
Aqui em Guará Paris, o prefeito que esteve preso em 2013 e foi expulso do velório de Antonico Gottardo em 2015, simplesmente cortou verba do setor de zoonoses e removeu a famosa carrocinha, que coletava os cães em toda a cidade. Os cães de rua precisam ser removidos pra castração, doação ou sacrifício, em caso de doença incurável.
Mas não: os cães de rua defecam na praia do morro inteira, “preparando” a cidade pra chegada dos turistas. E hoje, 30/12, muitos turistas já estão nas areias, disputando espaço com esses cães. Só quem já pegou micose, toxoplasmose e outras doenças transmitidas por animais, sabe o quanto isso é sério.
O excremento e a gestão…
Em resumo, podemos ver excrementos em quase todas as calçadas e praças, o ano inteiro. Muitas das praças agora estão cercadas e abandonadas com obras paradas, mas as praças que funcionam precariamente, estão sem condições de se levar a família ou os filhos. Isto é, não podemos fingir que os excrementos são obstáculos e colocar as crianças pra brincar de “corrida de obstáculos”. Não se pode chamar de área de lazer, uma área cheia de excrementos, etc. Essa é com certeza, uma “Gestão Excremental“. E por falar em gestão, estamos tendo uma obra nesse exato momento, na única ponte da cidade, no Centro, com a cidade lotada.
Enfim, é melhor rir do que chorar: a gestão do turismo está sendo feita por cães de rua.
Obs.: a ironia e o humor também servem pra conscientizar. Pense nisso.