Profissionais reforçam a importância do manejo hídrico para cães e gatos

Profissionais reforçam a importância do manejo hídrico para cães e gatos

A água é um elemento essencial para a vida, desempenhando papéis cruciais no funcionamento do organismo. Considerada o nutriente mais importante, ela é vital para o transporte de substâncias, regulação da temperatura e participação em reações químicas. Além disso, atua como um componente estrutural, auxiliando na lubrificação de articulações e na manutenção da umidade nos alvéolos. A composição corporal de diferentes espécies varia entre 40% a 80% de água, refletindo sua importância vital para a saúde dos animais (GROSS et al, 2010).

O controle do consumo de água dos pets é fundamental para a saúde dos animais (Foto: Reprodução)

A perda de água nos animais ocorre por meio da urina, defecação, evaporação e transpiração, enquanto a reposição se dá pelo consumo direto ou através dos alimentos, além da água gerada no metabolismo. Fatores como tamanho do animal, temperatura, dieta, estado de saúde e estresse influenciam a necessidade hídrica diária de cães e gatos, que pode ser calculada de forma semelhante à necessidade energética. Esses elementos são fundamentais para garantir o bem-estar e a saúde dos pets (GROSS et al, 2010).

Veja a matéria completa na Edição de Agosto da Revista Cães e Gatos através deste link.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Doença renal crônica em gatos: como diagnosticar e tratar para garantir qualidade de vida

Doença renal crônica em gatos: como diagnosticar e tratar para garantir qualidade de vida

Por Sthefany Lara | sthefany@dc7comunica.com.br A Doença Renal Crônica (DRC) é uma das condições mais comuns e desafiadoras na Medicina Felina, afetando, principalmente, gatos idosos. Por ser uma enfermidade progressiva e irreversível, seu diagnóstico precoce e manejo adequado são fundamentais para proporcionar qualidade de vida aos animais. Segundo o médico-veterinário, integrante da equipe de Nefrologia