O Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES) da Secretaria da Saúde (Sesa) alcançou a meta de realização de 125 mil cirurgias eletivas previstas para o ano de 2024.
A marca foi atingida nesta quinta-feira (31), totalizando 125.099 procedimentos realizados. “Este é o terceiro ano consecutivo de recorde quantitativo de procedimentos realizados no Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
A execução do plano já demandou recursos da ordem de R$ 102.929.365,52. Em média, estão sendo realizados 400 procedimentos por dia em 37 hospitais, entre rede própria, contratada, Fundação Inova, rede contratualizada e hospitais gerenciado por Organizações Sociais, de todas as regiões do Estado que compõem o Opera ES.
As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, que não são consideradas de urgência. As especialidades com maiores procedimentos são cirurgia oftalmológica (44.85%), cirurgia geral (15.55%), cirurgia ortopédica (8.85%), cirurgia ginecológica (4.15%) e cirurgia urológica (4.10%).
De acordo com o Plano OperaES, cada unidade hospitalar, seja ela da rede própria da Secretaria da Saúde ou contratada, tem metas de produção a serem cumpridas ao longo do ano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br