Imersão cultural marca visita de alunos à aldeia indígena em Aracruz

Imersão cultural marca visita de alunos à aldeia indígena em Aracruz

A iniciativa reforçou o respeito à diversidade cultural e ampliou o olhar dos estudantes sobre os povos originários do Espírito Santo

Estudantes do Centro Estadual de Educação em Tempo Integral (CEEMTI) Aristeu Aguiar vivenciaram, na primeira semana de junho, uma experiência única ao visitar a Aldeia Temática Tekoá Mirim, em Aracruz, como parte do projeto Raízes Ancestrais. A atividade, conduzida pelas professoras Adriana de Medeiros Marcolano e Adília Alves Pereira, proporcionou uma imersão na cultura Guarani com vivências educativas e afetivas.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma experiência transformadora com a visita à Aldeia Temática Tekoá Mirim, em Aracruz. A atividade proporcionou uma imersão na cultura do povo Guarani, com oficinas de artesanato, vivências sobre o uso sustentável dos recursos naturais e contato direto com tradições ancestrais. A iniciativa reforçou o respeito à diversidade cultural e ampliou o olhar dos estudantes sobre os povos originários do Espírito Santo, promovendo aprendizado além da sala de aula e fortalecendo valores como empatia, identidade e pertencimento.

“Foi emocionante ver o encantamento dos estudantes ao entrarem em contato com uma cultura tão rica e viva. Eles participaram com respeito, curiosidade e sensibilidade. Essa vivência vai muito além do conteúdo curricular — ela transforma o olhar e amplia a consciência sobre o Brasil real e plural”, disse a professora Adriana de Medeiros Marcolano.

A aluna Lorrayne Pereira Manoel Vieira, do 8º ano do Ensino Fundamental, destacou: “Foi uma experiência única. Fiquei encantada com o cuidado, os detalhes e os significados por trás de cada peça. Durante a trilha na mata, também aprendemos sobre as plantas medicinais e as armadilhas utilizadas para a caça, o que mostrou ainda mais a sabedoria que esse povo tem sobre a natureza. Eu amei ter tido a oportunidade de conhecer a aldeia e a cultura deles.”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Equipes gestoras participam de formação para implantação da Educação em Tempo Integral em 2026

Equipes gestoras participam de formação para implantação da Educação em Tempo Integral em 2026

Nessas segunda-feira (05) e terça-feira (06), a Secretaria da Educação (Sedu) realizou, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), a Formação Inicial para as Equipes Gestoras das novas escolas que passam a ofertar a Educação em Tempo Integral em 2026. A formação reuniu 48 profissionais, entre diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores