Alexandre Daniel aborda o manejo da inapetência em gatos com Doença Renal Crônica no Cat In Rio

Alexandre Daniel aborda o manejo da inapetência em gatos com Doença Renal Crônica no Cat In Rio

Durante o seu ciclo de palestras no Cat In Rio, evento de Medicina Felina, que acontece entre 6 e 8 de agosto no Rio de Janeiro, o médico-veterinário diplomado pelo American Board of Veterinary Practitioners (ABVP), com título americano de especialista em Medicina Felina, Alexandre Daniel, trouxe insights sobre o manejo da inapetência em gatos com Doença Renal Crônica (DRC).

Para iniciar a discussão o profissional explicou que a inapetência em quadros de DRC está relacionada a alguns pontos, como desidratação, hipocalemia, náusea, azotemia e presença de mediadores inflamatórios.

O grande problema dessa condição é, justamente, a perda de peso, que ocasiona um menor tempo de sobrevida em animais doentes renais crônicos.

A forma de solucionar a inapetência é através da administração de estimulantes de apetite.

“Os estimulantes de apetite são uma excelente ferramenta para manejo da inapetência. Porém, somente devem ser utilizados em quadros discretos ou moderados com duração de até três dias. Pacientes graves não devem recebê-los”, reforçou.

Dentre as alternativas disponíveis para essa finalidade Alexandre citou duas opções: Mirtazapina e Capromeralina. A Mirtazapina é um inibidor da recaptação de serotinina e também atua como antiemético.

Por outro lado, a Capromeralina é um agonista de receptores de grelina. Para contextualizar, esclareceu que a grelina é o “hormônio da fome”, produzido, principalmente, no estômago, que atinge picos mais elevados em situações de jejum.

“A Capromeralina não somente estimula o apetite como ajuda no ganho de massa muscular. A medicação foi aprovada para uso em gatos com Doença Renal Crônica, mas possui uma infinidade de possibilidades de uso”, pontuou.

Elanco destaca avanços no tratamento da Doença Renal Crônica em gatos no Cat in Rio 2025

Doenças urinárias de felinos e seus diagnósticos são tema de palestra no Cat In Rio 2025

Americana Ashlie Saffire ministra palestra sobre alimentação enteral em pacientes críticos no Cat In Rio

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Lambedura de patas em cães requer atenção

Lambedura de patas em cães requer atenção

Na rotina do médico-veterinário uma queixa muito comum dos tutores de cães é a lambedura em patas. Mas, seria esse hábito o sintoma de alguma doença ou apenas uma alteração de comportamento?  Segundo a médica-veterinária membro da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Veterinária, Thaís Wendling Gomes, a lambedura de patas pode ter diversas causas.  “A lambedura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *