Dezenove estudantes do sistema prisional do Espírito Santo participaram da 11ª Edição do Festival de Xadrez para Estudantes Privados de Liberdade nessa quinta-feira (02), em Vitória.
A competição indicou os três melhores colocados de cada categoria. Ao todo, foram realizadas cinco partidas, com duração de 30 minutos. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação (Sedu) com a Secretaria da Justiça (Sejus) e tem foco na difusão de conhecimento e na ressocialização. Todos os participantes receberam medalhas em reconhecimento ao esforço e dedicação.
As partidas foram realizadas no Ginásio Audifax Barcelos, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). No naipe masculino, o campeão foi o aluno interno do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL). O segundo lugar ficou com a Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3) e o terceiro lugar com a Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME1).
Já no naipe feminino, as vencedoras são do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), que conquistaram o primeiro e segundo lugares. O Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) conquistou a terceira colocação.
Os participantes da 11ª edição do Festival foram selecionados, considerando o melhor desempenho de cada um nas partidas, que são permitidas em dias e horários determinados aos custodiados.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, participou do festival e destacou a importância da iniciativa para a ressocialização.
“Esse trabalho tem um impacto direto na valorização pessoal, devolvendo dignidade e fortalecendo a confiança de que todos podem superar desafios. A prática esportiva desenvolve raciocínio, disciplina e concentração. Assim como acontece com o xadrez, contamos com várias outras ações que cumprem papel fundamental na ressocialização, seja por meio do trabalho, da cultura, do lazer ou de atividades educativas”, ressaltou o secretário Rafael Pacheco.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856