Câmara terá agenda intensa em 2026, anuncia Hugo Motta na abertura do ano Legislativo

Câmara terá agenda intensa em 2026, anuncia Hugo Motta na abertura do ano Legislativo

Segurança pública, Fim da Escala 6×1 e acordo Mercosul-UE estão entre as prioridades do presidente da Casa

2/2/2026 – 18:34

Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), oficializaram a abertura do ano Legislativo em sessão solene do Congresso Nacional, nesta segunda-feira (2). Motta, que assume a liderança da Casa no ano de seu bicentenário, destacou a responsabilidade histórica do momento e reafirmou o compromisso do Parlamento com as demandas da população.

“Inicio este novo ciclo com confiança e convicção de que seguiremos trabalhando com responsabilidade, espírito público e compromisso com a democracia”, declarou. Motta destacou ainda que espera que “2026 continue sendo um ano de entregas ao país, atendendo sempre as expectativas da população em sintonia com as ruas”. Para concretizar esses objetivos, o presidente anunciou “uma agenda intensa no primeiro semestre”.

O presidente adiantou que, logo após o Carnaval, será votada a PEC da Segurança Pública. “Um assunto de extrema preocupação por parte da maioria dos brasileiros. Esta Casa tem um compromisso com essa PEC. É nossa obrigação também priorizar o combate à violência contra a mulher e, principalmente, o feminicídio. Tudo isso feito em parceria com os demais Poderes”, afirmou.

Temas como a PEC do Fim da Escala 6×1, inteligência artificial, e a relação entre trabalhadores de aplicativos e plataformas digitais também devem entrar na pauta do plenário em breve. No plano internacional, Hugo Motta destacou a assinatura, acordo entre a União Europeia e o Mercosul. “Trata-se de um marco histórico que inaugura uma etapa relevante de integração e de oportunidades para o Brasil. Caberá ao Congresso Nacional analisar o em sua íntegra e, aqui, na Câmara dos Deputados, daremos agilidade na discussão e aprovação desse acordo que aguardamos há 26 anos”.

Hugo Motta avaliou 2025 como um ano de muitas conquistas. “A Câmara aprovou a Reforma do Imposto de Renda, concluiu a Reforma Tributária e aprovou a proteção de crianças e adolescentes em ambiente digital, o ECA Digital, além de tantas outras matérias nas áreas da segurança pública, economia e educação”.

Após a celebração, acontece a primeira sessão de votação do Plenário da Câmara em 2026. A expectativa é de que a Medida Provisória do Gás do Povo, que beneficia mais de 15 milhões de famílias, seja colocada em votação.

Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
s: Júlio Dutra

Reportar Erro

[gravityform id=”12″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″]

Hugo Motta

Hugo Motta

Vice-Presidente Nacional do Republicanos
Presidente da Câmara dos Deputados
Deputado Federal (PB)
Presidente Estadual (PB)

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Fraudes no INSS e crime organizado marcam CPIs em 2025

Congresso pode votar vetos a projeto da dosimetria e lei do licenciamento

O Congresso Nacional retoma os trabalhos em fevereiro com 73 vetos presidenciais pendentes de votação. Desses, 53 trancam a pauta (veja a lista completa). Entre as matérias aprovadas pelo Legislativo e barradas pelo Executivo, destaca-se o projeto que reduz as penas para crimes cometidos contra o Estado democrático de direito. Outro veto atinge a lei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *