5 dicas para prolongar a saúde

5 dicas para prolongar a saúde da bateria do celular

As baterias dos nossos celulares deixaram de usar níquel, mudando para íons de lítio. As conhecidas baterias Li-Ion. Portanto, os cuidados que tínhamos antes, para prolongar a saúde da bateria, sofreram algumas modificações. Por exemplo, já não é necessário esperar que o celular esteja totalmente sem bateria, para realizar a primeira recarga.

No entanto, existem alguns hábitos que podemos adotar no dia a dia, para que as baterias tenham maior vida útil. Ainda que, inevitavelmente, a bateria perca capacidade depois de algum tempo, ao seguir as dicas abaixo, podemos reduzir o risco de viciar a bateria do celular:

1 – O percentual recomendado é entre 20% e 80%;

Grandes empresas e fabricantes de celulares como Apple, ou mesmo a Tesla, que usam baterias em seus carros elétricos, indicam que o melhor percentual de bateria está entre o 20% e 80% do total.

O motivo? Segundo os especialistas, as baterias sofrem um estresse mais alto quando estão entre 0-20% e entre 80-100%. Quanto mais estresse menor a vida útil do aparelho.

Além disso, os ciclos de vida se perdem quando o nível chega aos 100% da bateria. Quanto mais ciclos de vida completados, menor a vida útil da bateria. Por isso não recomendamos deixar a bateria acabar e recarregar sempre o celular até 100%.

2 Não carregue a bateria de uma vez;

Você é daquelas pessoas que deixam o celular carregando a noite toda? Ainda que seja o comportamento da maioria, o ideal é manter a bateria até 80%. Quando carregamos o celular de noite toda, a bateria permanece muito tempo acima dos 80% de capacidade, portanto, muitas horas submetida a estresse, acabará reduzindo a vida útil.

3 – Não use o celular enquanto estiver carregando;

Se possível, evite usar os Dados Móveis (3G ou 4G) assistindo vídeos, acessando a internet e redes sociais, enquanto estiver carregando o aparelho. Usar o celular durante o carregamento é duplamente prejudicial para a vida útil do aparelho. Primeiro porque estamos submetendo a bateria a um estresse, por consumir o que estamos carregando. Segundo porque isso aumenta a temperatura da bateria, fato que contribui para sua degradação.

4 – É melhor usar o carregador original;

Os fabricantes de celulares sabem que um dos principais problemas dos usuários é a duração da bateria. Dessa forma, trabalham para criar sistemas que sejam adequados para cada dispositivo.

Por isso cada marca desenvolve um carregador com voltagem e amperagem específicos. Ao usar o carregador original, garantimos que estes valores sejam os corretos e otimizados para a bateria do aparelho.

Se usamos um carregador genérico ou de outro aparelho, pode ser que não seja o ideal para a bateria do celular já que foi desenvolvido para outro modelo ou tipo de bateria.

5 – Evite o carregamento rápido e preserve a saúde da bateria.

O carregamento rápido é muito útil para quando temos pouco tempo para recarregar o celular, no entanto, com esse tipo de carregamento, submetemos a bateria a um nível de desgaste alto, o que ajuda a deteriorar a bateria. Assim, o ideal é limitar a função, se possível, e utilizá-la apenas quando for realmente necessária.

 

fonte: Daniela Lima – Papernest

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

*Conteúdo originalmente publicado no Finsiders Brasil, site parceiro do Startups A Vivo Pay , plataforma de soluções financeiras da operadora de telecomunicações, acaba de receber autorização do Banco Central (BC) para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), uma das modalidades de fintech de crédito reguladas pelo órgão. Com capital social de R$ 4,7 milhões