Verdades inconvenientes, ou agradáveis mentiras populistas?

O que a maioria das pessoas realmente preferem? As verdades inconvenientes, ou as agradáveis mentiras populistas?

Antes de mais nada, observa-se que há uma ampla gama de pessoas, que encaram a política e a cidadania, apenas como meras questões de politicagem em véspera de eleição. E frequentemente, poucos de forma efetiva, realmente  estão interessados em debater soluções concretas e palpáveis para os reais anseios, necessidades e problemas das cidades, estados e do até pais fora de períodos eleitorais.

Sob o mesmo ponto de vista, nossa cidades precisam urgentemente de menos politicagem, e precisam de mais cidadania verdadeiramente ativa, sem interesses por trás daqueles que batem, apenas porque querem denegrir e cometer assassinatos de reputações. E com isso, não debatem para buscar soluções construtivas e edificantes.

Definitivamente, é impressionante a quantidade de gente nas cidades, nos estados, e no Brasil, que ainda caem no conto dos populistas e demagogos. Populismo, significa em suma, o político prometer soluções fáceis, agradáveis aos ouvidos e gostosas de se escutar, para deixar as pessoas mais felizes a curto prazo. Porém, com um alto preço mais à frente, para ser pago pelo contesto geral da sociedade como um todo.

Do mesmo modo, significa falar em mais e mais gastos, mais e mais “bondades” que o governo vai fazer por você, sem te lembrar, sobre o fato de quem paga essa conta depois, é você mesmo, e toda a sociedade. E sempre sai, bem mais caro a posteriores. E muitas vezes sai bem mais do que o dobro.

Como resultado, o politico populista e demagogo, costuma descuidar das contas publicas, gastando mais do que se arrecada, sem trazer a publico de forma ética e responsável, que a consequência é sempre a mesma: É aquilo que você já sabe que acontece, se você gastar mês após mês, mais do que seu salário permite. Se fosse na vida privada, enche-se de dívidas, fica-se escravo dos juros, e se cria uma bomba apta á explodir mais adiante lá na frente. A mesma coisa, ocorre com a contabilidade publica, nas mãos dos políticos demagogos e populistas, que age de forma irresponsável e inconsequente, que trata assim as contas publicas.

Em conclusão, quem é responsável sabe que não existem soluções fáceis, rápidas, magicas, nem miraculosas para os reais problemas e dilemas da vida publica. Portanto sabe-se que por meio de trabalho duro, disciplina, combate aos privilégios, que será o único caminho palpável e concreto, para o Brasil ficar mais próspero e justo para seus habitantes.

 

 

Em suma:

Diga não aos populistas e demagogos.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Marcelo de Medeiros

Articulista no portal Direto Notícias - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Matheus Cadorin Pede Convocação de Autoridade do CIASC para Prestação de Contas sobre Contratos sem Licitação

Matheus Cadorin Pede Convocação de Autoridade do CIASC para Prestação de Contas sobre Contratos sem Licitação

Nesta quarta-feira (27), o deputado estadual Matheus Cadorin (NOVO) encaminhou um requerimento pedindo a convocação de autoridades do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) e da Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC), para esclarecimentos sobre as denúncias de contratos sem licitação. Foto: Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Devem comparecer à