O primeiro passo é reorganizar os horários de comer, dormir, estudar e brincar, visto que grande parte das famílias os alteram durante as férias. “É preciso resgatar a rotina, pois ela é importante para o desenvolvimento da criança e do adolescente e a produtividade dos estudos. O ideal é que isso seja feito com o envolvimento do aluno para que ele cumpra o combinado”, orienta.
Evando sugere que seja garantido ao estudante um ambiente para o estudo que seja aconchegante, ergonômico, organizado e livre de distrações. “Procure deixar a organização desse espaço sob o cuidado dele. Isso estimula a responsabilidade e o senso de organização”, sugere.
O orientador lembra ainda que pais e alunos devem verificar juntos se uniformes, livros e demais materiais já estão completos e prontos para o uso. “Nesse momento, é muito estimulante quando os adultos criam uma atmosfera de expectativa positiva em relação à escola, aos professores e a tudo que será aprendido em mais um ano. Converse demonstrando que a volta às aulas não é o fim do lazer, mas um momento de conciliar atividades e fazer muitas descobertas”, comenta.
Por fim, o orientador reforça que a atenção dos pais com a vida estudantil dos filhos deve acontecer durante todo o ano. “É comprovado que o envolvimento familiar é um estímulo de grande valor para a aprendizagem. Ele deve acontecer neste início de ano letivo e persistir ao longo de todo 2022”, finaliza.
fonte: Tríade Comunicação