Nomad: PIB mais forte no Brasil e arrefecimento do mercado de trabalho nos EUA

Nomad: PIB mais forte no Brasil e arrefecimento do mercado de trabalho nos EUA

PIB do 2º trimestre surpreende

O IBGE divulgou  os números do PIB do segundo trimestre nesta sexta-feira (01). Houve crescimento de 0,9% em relação ao trimestre anterior e de 3,4% frente ao mesmo período de 2022, superando as projeções da maioria dos analistas de mercado. Os números positivos foram puxados, principalmente, pelos setores de serviços e indústria, sendo que a agricultura foi o destaque negativo. Vale lembrar que a base de comparação para a agricultura é muito alta, dado o excepcional crescimento do setor observado no primeiro trimestre. Algumas projeções, inclusive, consideraram o número mais forte que o esperado. Do lado da demanda, por sua vez, os destaques foram  o consumo das famílias e gastos do governo. Já os investimentos decepcionaram, ficando abaixo das expectativas.

Tributação no Exterior

O embate da tributação de investimentos no exterior ainda não acabou. Após a tentativa frustrada do Executivo em aprovar a mudança na tributação de investimentos no exterior, através da MP 1.172/23, o tema volta à tona com com o encaminhamento do Projeto de Lei (PL) 423/2023 ao Congresso Nacional. O texto apresentado no PL 423/2023 dispõe sobre a tributação da renda auferida por pessoas físicas residentes no País em aplicações financeiras, entidades controladas e trusts no exterior. Atualmente o PL encontra-se em regime de urgência na Câmara dos Deputados e há um prazo de 45 dias para a sua apreciação.

Mercado de trabalho nos EUA

O Departamento de Estatísticas do Trabalho revelou nesta 6af que a taxa de desemprego nos EUA cresceu para 3,8% em agosto, tendo registrado 3,5% em julho e 3,6% em junho (estava em 3,7% em agosto de 2022). De forma semelhante, a geração de 187 mil vagas, mesmo vindo acima das projeções de analistas, reforçou as percepções de que a atividade está rodando em menor ritmo. Com o afrouxamento do mercado de trabalho, o crescimento dos salários retraiu-se. Os sinais de esfriamento foram interpretados pelos mercados como evidências de que os juros serão mantidos na reunião de setembro do comitê de política monetária (FOMC). As cotações do dólar e as variações nas bolsas e títulos públicos confirmam essa leitura.

Vem por aí…

Os principais acontecimentos desta semana são: PMI do setor de serviço e PMI ISM Não-Manufatura nos EUA; PIB, PMI composto S&P Global, PMI do Setor de Serviços na zona do euro; Produção industrial e PMI do setor de serviços no Brasil.

Resumo do Mercado

Acompanhe os principais indicadores do mercado financeiro global:

fonte: Nomad

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

NovaDAX: Inovação, Segurança e Acessibilidade na Plataforma de Negociação Cripto

NovaDAX: Inovação, Segurança e Acessibilidade na Plataforma de Negociação Cripto

A NovaDAX, uma das exchanges mais reconhecidas do Brasil, está constantemente investindo em melhorias na sua …