Um avião que chegava de Tel Aviv, Israel, foi alvo de um ataque no Aeroporto de Makhachkala, na república russa do Daguestão, no Cáucaso, neste domingo, 29. A multidão, alertada pelas redes sociais sobre a origem do avião, invadiu a pista de pouso, gritando “Allahu Akbar” (Alá é grande, em árabe).
Vídeos mostram dezenas de homens derrubando barreiras, tentando controlar carros e arrombando portas no terminal. Muitos exibiam bandeiras da Palestina. O Daguestão, com maioria muçulmana, é uma república da Rússia.
Os vídeos inicialmente circularam em canais russos no Telegram e depois se espalharam para outras redes sociais, incluindo o X (antigo Twitter). Alguns mostram a polícia em posição passiva diante da multidão.
Os invasores estavam armados com paus, e carros da polícia foram atacados. Escritórios do aeroporto foram “verificados” em busca de cidadãos israelenses. Cartazes exibidos pelos manifestantes continham mensagens como “Assassinos de crianças não têm lugar no Daguestão” e “Somos contra os refugiados judeus”.
Os passageiros foram mantidos a bordo, e outros voos foram desviados enquanto as forças de segurança demoravam para intervir. A multidão cercou o aeroporto, verificando os carros em busca de judeus.
fonte: OESTE