Controvérsia: Governo Lula Recusa Ajuda do Uruguai em Meio a Enchentes no RS

Controvérsia: Governo Lula Recusa Ajuda do Uruguai em Meio a Enchentes no RS

                      Controvérsia: Governo Lula Recusa Ajuda do Uruguai – Entenda o caso da recusa por parte do governo Lula e a mentira divulgada pela Secretaria de Comunicação de seu governo.

No meio da crise das enchentes no Rio Grande do Sul, o governo Lula (PT) está sob escrutínio, acusado de recusar uma oferta de assistência do Uruguai para ajudar nas operações de socorro. A controvérsia começou com uma reportagem da Folha de S.Paulo revelando que o governo Lula teria rejeitado uma oferta do Uruguai, que incluía lanchas, um avião e drones, destinados a auxiliar no resgate das vítimas das enchentes.

O pacote de assistência humanitária, solicitado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), incluía duas lanchas motorizadas com tripulação, dois drones para busca e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules. Este avião seria responsável por transportar as lanchas e as doações humanitárias coletadas no Uruguai para as áreas afetadas.

A resposta oficial da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo Lula, emitida na quarta-feira (08/05), afirmava que o Brasil havia aceitado uma oferta inicial de um helicóptero de resgate com tripulação, operando desde o fim de semana no estado. No entanto, a nota da Secom omitiu a recusa dos demais equipamentos oferecidos pelo governo uruguaio.

A recusa do avião foi confirmada pelo ministério da Defesa, citando restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre. Porém, o governo do Rio Grande do Sul afirmou que existem outras pistas em operação no estado capazes de receber a aeronave uruguaia.

Afinal, o que diz o Uruguai?

Ademais, o representante do governo do Rio Grande do Sul em Brasília, José Henrique Medeiros Pires, informou aos jornais que há outras pistas em operação no estado em condições plenas de receber a aeronave uruguaia. A Comissão de Relações Exteriores da Câmara também divulgou que os deputados Lucas Redecker (PSDB-RS) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) se reuniram com o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, para discutir a oferta de ajuda ao estado do Rio Grande do Sul que foi recusada pelo governo Lula.

Por fim, o embaixador do Uruguai reforçou e manteve a oferta durante uma sessão na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, afirmando que os equipamentos estão prontos para serem enviados caso o governo brasileiro resolva aceitar a ajuda oferecida. Essa recusa do governo Lula gerou controvérsias e questionamentos sobre sua gestão da crise das enchentes no Estado.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Prefeitas eleitas da PB são recebidas pelo líder Hugo Motta

Prefeitas eleitas da PB são recebidas pelo líder Hugo Motta

Gestoras estão em Brasília para participar da segunda edição do Seminários Novos Gestores promovido pela CNM 19/11/2024 - 15:28 Brasília (DF) – As eleições municipais registraram o maior número de mulheres eleitas para prefeituras. No próximo ano, 727 cidades serão administradas por mulheres. Para o líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB), esse número, apesar