MPF multa Meta por violação

MPF multa Meta por violação de direitos em políticas de privacidade

              foto: MPF e PGR
O Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) estão movendo um processo contra o WhatsApp, buscando uma indenização de 1,73 bilhão de reais por danos morais coletivos e outras obrigações. Em suma, o motivo são as alegações de que a empresa, controlada pela Meta, não forneceu informações adequadas sobre mudanças em sua política de privacidade em 2021. Portanto, segundo o MPF, essas ações teriam violado direitos dos usuários do aplicativo no Brasil.

Ademais, confira abaixo 5 “cases de insucesso” do Meta, que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp:

  1. Processo de Privacidade na União Europeia: A Meta foi multada em €1,2 bilhão pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda. Isto é, por transferências de dados de usuários europeus para os EUA, violando o GDPR.
  2. Ação Antitruste nos EUA: A Meta enfrentou uma ação antitruste do governo dos EUA, acusada de práticas monopolistas. Ou seja, para eliminar a concorrência, especialmente em relação às aquisições de Instagram e WhatsApp.
  3. Processo de Moderação de Conteúdo na Índia: A Meta foi processada na Índia por não remover conteúdo considerado ilegal pelo governo indiano. Portanto, levantando questões sobre liberdade de expressão e censura.
  4. Ação Coletiva no Brasil: No Brasil, a Meta enfrentou uma ação coletiva por falhas na proteção de dados de usuários. Por fim, resultando em vazamentos de informações pessoais do usuários.
  5. Processo de Direitos Autorais na Austrália: A Meta foi processada por empresas de mídia australianas por não pagar pelo uso de conteúdo jornalístico em suas plataformas, seguindo uma lei que exige pagamento por conteúdo de notícias.
Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Base Aérea de Brasília abre os portões para visitação neste domingo (15)

Base Aérea de Brasília abre os portões para visitação neste domingo (15)

Notícias Publicado em 10/09/2024 15h41 Atualizado em 11/09/2024 10h40 Brasília (DF), 10/9/2024 - Neste domingo (15), a Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá o “Portões Abertos”, na Base Aérea de Brasília ( BABR). O encontro acontecerá das 8 às 17 horas, em Brasília (DF), com atrações para todas as idades. A visitação é gratuita, com doação