Dias de folga e sem aulas é sempre um ótimo momento para estreitar laços familiares, seja viajando ou permanecendo em casa. Com mais tempo livre, as crianças precisam de entretenimento, e as ideias dos pais e responsáveis podem ficar escassas. No entanto, se a família tiver pets, a diversão estará garantida; com um cãozinho, os pequenos podem encontrar os próprios meios de se entreter, rir, brincar e, além disso, fortalecer a relação familiar.
“Momentos de recreação e enriquecimento ambiental são muito importantes para os cachorros, que precisam ter suas características caninas incentivadas. Ao juntar-se com crianças, esse cenário pode ser ainda mais favorável para se divertirem juntos. Proporcionar momentos de contato pode garantir ainda mais confiança e segurança entre eles. Uma observação é que, a depender da idade da criança, é recomendado ter um adulto por perto”, comenta Marina Meireles, veterinária comportamentalista do Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.
Pensando nisso, a especialista aponta cinco ideias para integrar crianças e cães. Confira:
Caça ao tesouro
A brincadeira pode ser útil tanto para pets quanto para as crianças. Os responsáveis podem esconder pelo jardim ou cômodos da casa os petiscos e brinquedos para os cães e outros brindes para os pequenos. Assim, eles podem fazer a caça acompanhados um do outro, estimulando a curiosidade da criança e aguçando o olfato do pet.
Receitas de alimentação natural
Muitos cães são favoráveis a frutas e snacks de legumes, e podem servir de incentivo para a criançada também se alimentar bem. Uma forma de diversão é cozinhar juntos, isto é, pedir para o pequeno fazer uma receita especial para o seu pet — claro, sempre com acompanhamento de um adulto durante o preparo.
Entre as opções, cães são receptivos a muffins de banana ou snacks de verduras como cenouras e brócolis. Também é recomendado estar bem alinhado com o médico-veterinário em relação a que alimentos oferecer.
Corrida de obstáculos
Tomando os devidos cuidados para evitar ferimentos, esta brincadeira estimula a atividade física. Com cones, caixas ou cadeiras, é possível criar um percurso para o pet percorrer. Funciona da mesma forma para as crianças, podendo adicionar bambolês no chão para elas pularem. Coloque os circuitos lado a lado e incentive uma competição amigável, recompensando o pet com um petisco e seu filho com uma guloseima.
Esconde-esconde
Um clássico das brincadeiras, o esconde-esconde estimula a inteligência e a habilidade de caça dos cães. Ao se esconderem, as crianças podem chamar pelo nome do pet para que as encontrem. Além de entreter ambos, é uma boa opção para ensinar o cãozinho sobre seguir instruções.
Adestrando o pet
Dias livres em casa podem ser perfeitos para treinar o pet que ainda não sabe algumas habilidades ou precisa aprender novas. Colocar as crianças para fazer essa educação pode ser uma experiência divertida; a atividade pode estreitar o laço entre eles, além de pôr em prática a comunicação e a coordenação da criança.
Fonte: Centro Veterinário Nouvet, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Pet na praia: confira dicas para garantir segurança e diversão
Exercícios físicos promovem saúde física e mental para os cães
Profissionais falam sobre benefícios diversos dos passeios com os cães