Perplexity: a Inteligência Artificial dos celulares Vivo

Perplexity: a Inteligência Artificial dos celulares Vivo

A Vivo é a maior operadora de telecomunicações do Brasil em número de clientes, com 38,70% de market share. E anunciou recentemente que está disponível aos seus clientes o acesso gratuito, por um ano, à versão PRO da Perplexity AI, uma plataforma avançada de inteligência artificial norte-americana. 

O movimento não é apenas um benefício pontual: ele inaugura um novo capítulo na integração de IA e serviços de telecomunicações, impactando diretamente os mais de 100 milhões de clientes da operadora, de acordo com os últimos dados da ANATEL.

O que está por trás da Parceria Vivo e Perplexity?

Essa iniciativa faz parte de um acordo global entre o Grupo Telefónica, controlador da Vivo, e a Perplexity AI. A versão PRO da plataforma, que custa normalmente R$ 999,90 ao ano, será acessível sem custo para clientes participantes do programa de relacionamento Vivo Valoriza. 

A decisão de incluir a IA como um benefício reflete a relevância crescente da tecnologia na vida cotidiana dos usuários e a aposta da Vivo em se diferenciar no mercado por meio da inovação.

O impacto potencial é significativo. Com bilhões de interações mensais em sua rede, a Vivo está posicionada para ser uma das maiores pontes de acesso à Perplexity no mundo, possibilitando que milhões de pessoas experimentem a IA em um contexto diário, seja para trabalho, estudo ou entretenimento.

O que torna a Perplexity uma ferramenta útil para as pessoas?

A Perplexity AI não é apenas uma ferramenta de busca. Aliás, o capítulo 1 do aprendizado sobre o uso de ferramentas de IA generativa é entender que elas não são meros buscadores. 

Ela representa a convergência de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) com capacidades de integração avançadas. 

Traduzindo: diferente de mecanismos de busca tradicionais, como o Google, a Perplexity permite que os usuários façam perguntas em linguagem natural, como em uma conversa. Suas respostas são geradas a partir de múltiplas fontes, com citações e contexto.

Além disso, a plataforma oferece funcionalidades que tornam a experiência robusta e versátil:

  • Resumo de documentos complexos (PDFs e arquivos CSV);
  • Tradução de textos em tempo real;
  • Integração com imagens e vídeos para respostas mais visuais.

Entre os modelos disponíveis na versão PRO estão nomes de peso como GPT-4, Claude 3.5 Sonnet e Grok-2, além de modelos próprios da Perplexity, como Llama 3.1 e Sonar Huge.

Por que isso é relevante e disruptivo?

A parceria da Vivo com a Perplexity marca um momento de transformação para a relação entre tecnologia e telecomunicações no Brasil. 

Considerando a base massiva de clientes da Vivo e a capilaridade de seus serviços, o impacto da disseminação de uma ferramenta de IA como a Perplexity pode ser profundo:

  • Democratização da Inteligência Artificial: ao oferecer o serviço sem custos por um ano, a Vivo permite que milhões de brasileiros experimentem uma tecnologia de ponta que, de outra forma, seria inacessível para muitos.
  • Aumento da Eficiência Digital: a integração de IA em atividades cotidianas, como buscas, traduções e análise de documentos, pode melhorar a produtividade e simplificar tarefas para usuários de diferentes perfis, desde estudantes a executivos.
  • Fidelização e Inovação: a inclusão de benefícios tecnológicos como este fortalece a imagem da Vivo como líder em inovação no setor, diferenciando-a em um mercado altamente competitivo.

Tem polêmica envolvida? Tem!

Embora inovadora, a Perplexity não é imune a críticas. 

A plataforma foi acusada de usar conteúdo sem crédito, como no caso de uma reportagem investigativa da Forbes, e parafrasear histórias de forma imprecisa, gerando atritos com publicações renomadas como o New York Times e a Wired. Isso levanta questões sobre os limites éticos e legais no uso de modelos de linguagem avançados, um debate que deve acompanhar seu crescimento.

De onde é a Perplexity?

A Perplexity AI é uma empresa de tecnologia fundada em 2022, com sede no Vale do Silício. Seu CEO é Aravind Srinivas, que possui experiência prévia na OpenAI e no Google Brain.

O principal mercado da Perplexity AI é o de mecanismos de busca baseados em inteligência artificial, competindo com empresas como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini, da Google.

E quem está por trás?

Ninguém menos que Jeff Bezos. Ele é um dos investidores da Perplexity, que conta com um grupo de peso que inclui a Nvidia (que manda no mercado de IA) e Databricks. 

Neste mês, a empresa está em processo de captação de US$ 500 milhões em uma nova rodada de financiamento, o que pode fazer com que seu valuation atinja incríveis US$ 9 bilhões, segundo apurou o The Wall Street Journal.

Crescimento acelerado

O aplicativo da Perplexity já foi baixado mais de 2 milhões de vezes e responde a mais de 230 milhões de perguntas por mês, de acordo com informações divulgadas pela empresa em agosto. As consultas realizadas nos Estados Unidos aumentaram oito vezes no último ano, segundo informações da rede de mídia CNBC.

Não basta ter IA no celular

As transformações da Inteligência Artificial estão cada vez mais nítidas. Se antes IA era um assunto “de nerd”, agora grande parte da população brasileira terá a chance de interagir com a “nova inteligência” direto do seu smartphone. 
Mas, só isso não basta. Saber aplicar a Inteligência Artificial nas rotinas e processos das empresas é o que vai gerar o maior impacto. Entender a lógica por trás e criar multiagentes que trabalhem 24/7 em atividades automatizadas é o que as maiores empresas brasileiras estão buscando. Saiba como construir essa nova realidade na Imersão Multiagentes

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Inteligência artificial impulsiona lucro da Renner no terceiro trimestre

Inteligência artificial impulsiona lucro da Renner no terceiro trimestre

No balanço divulgado na última quinta-feira, o lucro líquido da maior varejista do Brasil ficou 47,7% acima do mesmo trimestre de 2023.  E não foi só isso: as vendas de vestuário subiram 13%, o dobro da média do setor, com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de agosto, do IBGE.  Para o CEO da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *