A “expansão roxa” começou?
Depois de tornar-se o maior banco do Brasil, em valor de mercado, e tornar-se referência no México e na Colômbia, o Nubank parece ter dado mais um passo no seu processo de expansão internacional.
A empresa acaba de investir US$ 150 milhões no Tyme Group, um banco digital que possui 15 milhões de clientes e está presente na África do Sul e nas Filipinas. A empresa foi fundada em 2019, na África do Sul.
David Vélez disse, num comunicado oficial, que “o Tyme Group está extremamente bem posicionado para se tornar um dos bancos digitais líderes na África e no sudeste da Ásia”.
A África do Sul possui 60 milhões de habitantes e um sistema bancário bem desenvolvido. Já Filipinas, que tem 116 milhões de habitantes, está um pouco atrás no processo de desenvolvimento do sistema financeiro.
Contudo, analisando a frase do David Vélez, “tornar um dos bancos digitais líderes na África e no sudeste da Ásia”, a coisa muda. Essas duas regiões citadas têm 2,2 bilhões de habitantes.
O Nubank é referência em incluir pessoas no sistema financeiro. Na África, 57% da população não tem conta bem banco. No sudeste asiático esse número flutua perto de 40%. Ou seja, o Nubank navega bem nesse terreno.
A título de curiosidade, quem promoveu grande parte da inclusão dos africanos no sistema financeiro foi a M-Pesa, uma plataforma de mobile money que tornou-se referência em diversos países.