Com relatoria de Adail Filho, Câmara aprova mamografia anual gratuita para mulheres a partir dos 40 anos

Com relatoria de Adail Filho, Câmara aprova mamografia anual gratuita para mulheres a partir dos 40 anos

Proposta visa aumentar chances de cura com diagnóstico precoce

28/10/2025 – 15:58

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, após consenso entre todos os partidos, nesta quarta-feira (28), o projeto que assegura às mulheres a partir dos 40 anos de idade a realização anual do exame de mamografia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é detectar o câncer de mama em fase inicial, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

O relator foi o republicano Adail Filho (AM), que celebrou a aprovação como uma conquista histórica das mulheres. O rastreamento precoce do câncer de mama, observa o deputado, permite a identificação de tumores em estágios iniciais, elevando significativamente as chances de cura — que podem alcançar até 90%. “A detecção precoce da doença reduz a mortalidade entre 25% e 40%, além de possibilitar tratamentos menos agressivos e mais eficazes, com reflexos positivos na qualidade de vida das pacientes”, observou.

O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres e uma das principais causas de morte entre as brasileiras. De acordo com o
Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram registrados 73.610 novos casos anuais entre 2023 e 2025.

O tratamento do câncer em fases iniciais apresenta custos substancialmente inferiores, correspondendo a cerca de um terço do valor despendido nos casos avançados. Por isso, a medida também contribui para reduzir o impacto econômico e social decorrente da doença.

Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues / Ascom – Liderança do Republicanos
Julio Dutra

Reportar Erro

[gravityform id=”12″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″]

Adail Filho

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

CPMI ouve ex-diretor de Governança do INSS Alexandre Guimarães na segunda

Alexandre Guimarães, ex-diretor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será ouvido pela CPMI do INSS na segunda-feira (27), em reunião marcada para começar às 16h. A convocação atende a requerimentos apresentados pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), Adriana Ventura (Novo-SP), Duarte Jr. (PSB-MA) e Sidney Leite (PSD-AM). Em seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *