Proposta visa aumentar chances de cura com diagnóstico precoce
28/10/2025 – 15:58
Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, após consenso entre todos os partidos, nesta quarta-feira (28), o projeto que assegura às mulheres a partir dos 40 anos de idade a realização anual do exame de mamografia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é detectar o câncer de mama em fase inicial, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
O relator foi o republicano Adail Filho (AM), que celebrou a aprovação como uma conquista histórica das mulheres. O rastreamento precoce do câncer de mama, observa o deputado, permite a identificação de tumores em estágios iniciais, elevando significativamente as chances de cura — que podem alcançar até 90%. “A detecção precoce da doença reduz a mortalidade entre 25% e 40%, além de possibilitar tratamentos menos agressivos e mais eficazes, com reflexos positivos na qualidade de vida das pacientes”, observou.
O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres e uma das principais causas de morte entre as brasileiras. De acordo com o
Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram registrados 73.610 novos casos anuais entre 2023 e 2025.
O tratamento do câncer em fases iniciais apresenta custos substancialmente inferiores, correspondendo a cerca de um terço do valor despendido nos casos avançados. Por isso, a medida também contribui para reduzir o impacto econômico e social decorrente da doença.
Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues / Ascom – Liderança do Republicanos
Julio Dutra
Direto Notícias Imparcial, Transparente e Direto!
