Como funciona o transplante fecal em cães e gatos? – Portal Cães e Gatos

Como funciona o transplante fecal em cães e gatos? – Portal Cães e Gatos

Muitas pessoas ainda não conhecem, mas um tipo de transplante realizado com fezes tem auxiliado na saúde intestinal de cães e gatos. Denominado de transplante de microbiota fecal (TMF), basicamente, o procedimento transfere a flora intestinal de um animal saudável para outro com distúrbios gastrointestinais. O objetivo é reequilibrar o sistema digestivo e acelerar a recuperação.

O TMF é indicado para em casos de disbiose (desequilíbrio na microbiota) e doenças gastrointestinais, como as diarreias associadas a antibióticos, e possibilita a recolonização por microrganismos benéficos, .

“O equilíbrio da microbiota é fundamental para a saúde intestinal e o bem-estar geral dos animais. Então, o transplante é uma alternativa promissora no manejo das doenças gastrointestinais que não respondem aos tratamentos convencionais”, explica Priscila Bonfim, médica-veterinária gastroenterologista no Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.

Um estudo brasileiro, que comprova a eficácia desse transplante, avaliou o efeito do TMF em cães filhotes com gastroenterite hemorrágica causada por parvovirose — doença viral, que afeta principalmente as células do intestino, provocando quadros severos de vômito e diarreia. Os resultados mostraram que os cães tratados com esse procedimento apresentaram recuperação clínica mais rápida em comparação com o grupo que recebeu terapia convencional.

Como é o procedimento na prática

Para selecionar os doadores há um protocolo rigoroso, que garante que o transplante seja realizado com total segurança, reduzindo riscos de infecção ao receptor.

“São considerados apenas animais saudáveis com mais de um ano, histórico clínico e vacinal em dia, que não se alimentam de carne crua e não apresentam nenhum sinal de alteração gastrointestinal aguda ou crônica”, revela Bonfim.

Para estar apto para a coleta, os candidatos também passam por uma triagem rigorosa, que inclui análise parasitológica de amostras e culturas bacterianas, além de outros testes virais.

Após a avaliação do doador, os veterinários coletam e preparam a amostra para o paciente. De forma minimamente invasiva e, na maioria dos casos, sem necessidade de sedação, a equipe médica usa uma sonda intrarretal para inserir a amostra diretamente no órgão comprometido.

Geralmente, o pós-transplante ocorre sem complicações. Muitos tutores relatam melhora no escore fecal dos animais desde a primeira sessão. “O ‘escore’ é a avaliação da consistência e do estado das fezes e permite identificar possíveis problemas de saúde logo após a primeira aplicação. A depender da gravidade do caso, pode ser necessário repetir o procedimento”, finaliza Priscila.

Fonte: Nouvet,

FAQ

Para que serve o transplante fecal em cães e gatos?

O transplante fecal ajuda a melhorar a saúde intestinal de cães e gatos e tem como objetivo reequilibrar o sistema digestivo e acelerar a recuperação de animais doentes.

Em quais situações o transplante fecal é indicado?

O Transplante de Microbiota Fecal é uma alternativa para quadros de disbiose e doenças gastrointestinais no geral, como as associadas ao uso de antibióticos.

Como é realizado o procedimento?

Para a realização do transplante é coletada amostra de um doador saudável e, em seguida, essa amostra é preparada. Quando estiver adequada é transferida de forma minimamente invasiva para o animal através de uma sonda intrarretal.

Microbiota intestinal e obesidade em cães – qual a relação?

Gastroenterologistas veterinários respondem às principais dúvidas sobre doenças gastrointestinais em cães e gatos

O papel da nutrição no tratamento das disbioses intestinais em cães

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Inscrições para Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2024 terminam no dia 31

Inscrições para Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2024 terminam no dia 31

Até o dia 31 de julho os médicos-veterinários podem votar na Edição Especial do Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2024. Na edição de 2025, em comemoração aos 30 anos da Vetnil celebrados em 2024, o prêmio, que está na sua 14ª edição, terá um formato especial. Ele será escolhido entre os vencedores das