Ministro José Mucio reforça cooperação em defesa durante missão oficial na Índia

Ministro José Mucio reforça cooperação em defesa durante missão oficial na Índia


Publicado em

16/10/2025 12h13


Atualizado em
16/10/2025 12h29

Brasília (DF), 16/10/2025 – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, integra a comitiva brasileira que acompanha o Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na missão empresarial em Nova Délhi, na Índia, de 14 a 18 de outubro. A missão representa uma oportunidade estratégica para promover a inserção de empresas brasileiras do setor de defesa no mercado internacional, fomentar o comércio bilateral com autoridades e empresas indianas e prospectar investimentos externos na área de produtos de defesa.

.
.

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (15) com o Ministro da Defesa da Índia, Shri Rajnath Singh, o Ministro José Mucio apresentou as capacidades da indústria de defesa brasileira. Ele destacou o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Índia. “Temos firmado acordos e memorandos de entendimento que demonstram o amadurecimento de uma parceria crescente. Entre eles, o acordo de cooperação em defesa e o memorando de entendimento sobre a indústria de defesa, atualmente em vias de assinatura, que busca ampliar a colaboração no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos de defesa”, afirmou.

“Também nos une o compromisso com a cooperação naval. Operamos a mesma classe de submarinos Scorpène; no Brasil, chamado Classe Riachuelo, o que favorece a troca de experiências e capacitação mútua em manutenção e operação”, complementou.

.
.

Ainda com o objetivo de fortalecer os laços bilaterais na área de defesa, participam dos encontros o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e o Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues.

Para Heraldo Luiz Rodrigues, a reunião com o Ministro da Defesa da Índia e os comandantes das três forças indianas foi produtiva. “Trouxe resultados práticos, que serão plenamente desenvolvidos durante o Diálogo da Indústria de Defesa Brasil–Índia, previsto para novembro, no Brasil”, destacou.

A agenda oficial inclui encontros com o Vice-Presidente da Índia, C. P. Radhakrishnan; com o Ministro do Comércio e Indústria, Piyush Goyal; e com o Primeiro-Ministro, Narendra Modi. 

No dia 17, está prevista a participação do Ministro José Mucio na inauguração do escritório comercial da Embraer em Nova Délhi, um marco importante para a indústria de defesa nacional. A iniciativa ocorre em um momento estratégico, já que a Força Aérea da Índia sinalizou interesse na aquisição de até 80 aeronaves de transporte médio, como o C-390 Millenium.

Diálogo da Indústria de Defesa Brasil–Índia
Em novembro, será realizado o Diálogo da Indústria de Defesa Brasil–Índia. O evento reunirá representantes dos Ministérios da Defesa dos dois países para discutir oportunidades de cooperação industrial, aproximar as bases industriais e promover parcerias em pesquisa, manutenção e coprodução.

A primeira edição do Diálogo ocorreu em Nova Délhi, em março de 2024.

Por João Ricardo Lopes, com informações da Seprod
Fotos: Virenda Singh

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

apresenta principais ações de 2025 em nova edição da revista “A Defesa”

apresenta principais ações de 2025 em nova edição da revista “A Defesa”

Publicado em 18/12/2025 11h26 Atualizado em 18/12/2025 17h12 Brasília (DF), 18/12/2025 - “Inicialmente, destacamos o maior serviço prestado ao Brasil, que se traduz em uma palavra: defesa. Todos os demais são decorrentes, como a soberania, a integração, a tecnologia, a educação militar e as muitas operações que foram conduzidas neste ano de intensos esforços”, afirmou