Governador lança programa e consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas

Governador lança programa e consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas

No segundo dia de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém (PA), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou, nesta terça-feira (11), o Programa Cidades ResilientES e a consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC). O mandatário capixaba também participou de agendas estratégicas sobre habitação, financiamento climático e cooperação entre governos regionais.

O Cidades ResilientES prevê a elaboração dos Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos para todos os 78 municípios capixabas. “Essa é uma iniciativa inovadora, pois integrará, de forma inédita, os planos de redução de risco e os planos de adaptação climática, promovendo uma gestão de riscos e um planejamento urbano mais eficiente. Seremos o primeiro Estado do Brasil com 100% dos municípios com planos de adaptação”, explicou Casagrande.

Já o Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC), agora aberto para consulta pública, organiza e integra ações, políticas e programas voltados ao enfrentamento dos impactos climáticos no Espírito Santo. “O Plano apresenta um diagnóstico detalhado dos riscos e vulnerabilidades climáticas, além de 26 ações estratégicas e 178 medidas específicas para fortalecer a resiliência do Estado”, acrescentou o governador.

Agendas na COP30Dentre os compromissos desta terça-feira, Casagrande integrou a mesa-redonda sobre habitação e transformação de assentamentos informais, organizada pelo Ministério das Cidades em parceria com a ONU-Habitat. “Compartilhamos como as políticas de habitação podem ser catalisadoras para a redução de desigualdades e o fortalecimento da resiliência urbana”, afirmou.

O governador também participou do evento “Turning Collaboration into Local Action for Just Resilience and Nature”, promovido pelas Fundações Regionais Climáticas, destacando a importância da cooperação federativa e do financiamento climático para ações locais de adaptação.

Casagrande liderou ainda uma apresentação do Consórcio Brasil Verde, do qual é presidente, com foco em mecanismos de financiamento e fundos climáticos. “Reforçamos o papel fundamental dos governos subnacionais na implementação de políticas climáticas ambiciosas e alinhadas aos acordos internacionais”, destacou.

Programa Cidades ResilientES– Integração inédita entre adaptação climática e gestão de riscos.

– Contratação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para elaborar os 78 Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos. É a primeira iniciativa do tipo na América Latina, com financiamento integral pelo Governo do Estado.

Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC)– Documento estratégico elaborado pela Ufes e pela Seama, com participação de outras secretarias estaduais.

– Apresenta diagnóstico climático, 26 ações estratégicas e 178 medidas de adaptação e resiliência.


Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Brasil é sede do 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico com a participação de nove países

Brasil é sede do 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico com a participação de nove países

Publicado em 07/11/2025 11h57 Brasília (DF), 7/11/2025 - O Brasil sedia o 61º Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico, competição que integra o calendário oficial do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). A cerimônia de abertura ocorreu, nesta sexta (7), no Complexo da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado no Campo dos Afonsos (RJ).  . A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *