Estudante da Rede embarca para conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa)

Estudante da Rede embarca para conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa)

A estudante Bárbara Rezende Martinelli, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, e o professor Luiz Gustavo Gomes embarcaram, nessa quinta-feira (18), para os Estados Unidos, onde irão conhecer as instalações da Agência Espacial Americana (Nasa). A viagem é mais um desdobramento do projeto científico desenvolvido pela estudante capixaba e lançado ao espaço em missão internacional realizada em agosto deste ano.

A jovem ganhou projeção internacional ao ter seu experimento aprovado e integrado à missão STEM – Experiment on NASA Flight RB-10, que consistiu no envio de sementes à estratosfera por meio de balões atmosféricos de grande altitude. O objetivo do estudo é analisar os efeitos da radiação solar sobre a germinação e o crescimento das plantas, com posterior comparação entre as amostras que viajaram ao espaço e aquelas mantidas na Terra.

Selecionada após um rigoroso processo internacional, a estudante representou o Brasil ao lado de outro aluno do Paraná, sob orientação do professor, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação da unidade escolar. O projeto integra uma iniciativa global coordenada por Nicole Haragutchi, estudante norte-americana e fundadora da organização Innovation International, que reúne jovens pesquisadores de diversos países.

Além do lançamento do experimento, o trabalho desenvolvido pela estudante também foi destaque na revista Innovation Insider, publicação oficial da Nasa, e tem inspirado outros estudantes da Rede Pública Estadual por meio de palestras e encontros realizados em escolas do Espírito Santo.

Para o professor Luiz Gustavo Gomes, a visita às instalações da Nasa representa o reconhecimento de um percurso construído com dedicação e incentivo ao protagonismo estudantil. “A experiência internacional amplia horizontes, fortalece a autoconfiança dos jovens talentos e reforça a importância de identificar e apoiar estudantes com altas habilidades na rede pública”, contou o docente.

“Essa viagem representa a realização de um sonho que começou dentro da sala de aula. Ter a oportunidade de conhecer de perto as instalações da Nasa e

entender como a ciência é desenvolvida em um centro de pesquisa desse porte é algo muito significativo para mim. Essa experiência reforça que a educação pública pode nos levar longe e me motiva ainda mais a seguir na área científica”, destacou a estudante.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sedu promove II Festival Orquestra de Violões Música na Rede com participação de estudantes de 34 municípios

Sedu promove II Festival Orquestra de Violões Música na Rede com participação de estudantes de 34 municípios

A Secretaria da Educação (Sedu) promove, nesta terça-feira (16), o II Festival Orquestra de Violões Música na Rede, um encontro que evidencia a música como instrumento de aprendizagem, integração e transformação social. O evento será realizado das 14h às 16h, no Centro de Celebrações, em Vitória, e reunirá estudantes de 69 orquestras de 34 municípios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *