Estudante da Rede embarca para conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa)

Estudante da Rede embarca para conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa)

A estudante Bárbara Rezende Martinelli, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, e o professor Luiz Gustavo Gomes embarcaram, nessa quinta-feira (18), para os Estados Unidos, onde irão conhecer as instalações da Agência Espacial Americana (Nasa). A viagem é mais um desdobramento do projeto científico desenvolvido pela estudante capixaba e lançado ao espaço em missão internacional realizada em agosto deste ano.

A jovem ganhou projeção internacional ao ter seu experimento aprovado e integrado à missão STEM – Experiment on NASA Flight RB-10, que consistiu no envio de sementes à estratosfera por meio de balões atmosféricos de grande altitude. O objetivo do estudo é analisar os efeitos da radiação solar sobre a germinação e o crescimento das plantas, com posterior comparação entre as amostras que viajaram ao espaço e aquelas mantidas na Terra.

Selecionada após um rigoroso processo internacional, a estudante representou o Brasil ao lado de outro aluno do Paraná, sob orientação do professor, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação da unidade escolar. O projeto integra uma iniciativa global coordenada por Nicole Haragutchi, estudante norte-americana e fundadora da organização Innovation International, que reúne jovens pesquisadores de diversos países.

Além do lançamento do experimento, o trabalho desenvolvido pela estudante também foi destaque na revista Innovation Insider, publicação oficial da Nasa, e tem inspirado outros estudantes da Rede Pública Estadual por meio de palestras e encontros realizados em escolas do Espírito Santo.

Para o professor Luiz Gustavo Gomes, a visita às instalações da Nasa representa o reconhecimento de um percurso construído com dedicação e incentivo ao protagonismo estudantil. “A experiência internacional amplia horizontes, fortalece a autoconfiança dos jovens talentos e reforça a importância de identificar e apoiar estudantes com altas habilidades na rede pública”, contou o docente.

“Essa viagem representa a realização de um sonho que começou dentro da sala de aula. Ter a oportunidade de conhecer de perto as instalações da Nasa e

entender como a ciência é desenvolvida em um centro de pesquisa desse porte é algo muito significativo para mim. Essa experiência reforça que a educação pública pode nos levar longe e me motiva ainda mais a seguir na área científica”, destacou a estudante.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Volta às aulas 2026: quatro mil alunos privados de liberdade voltam às salas de aula nesta quarta-feira (04)

Volta às aulas 2026: quatro mil alunos privados de liberdade voltam às salas de aula nesta quarta-feira (04)

O ano letivo 2026 tem início nesta quarta-feira (04) para cerca de quatro mil alunos privados de liberdade. A educação no sistema prisional do Espírito Santo é ofertada pela Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), e faz parte do Programa de Ressocialização voltado à população prisional. Na modalidade Educação