Vinte alunos dos 6os ao 9os anos do Ensino Fundamental que integram o Clube da Ciência do Centro Educacional Leonardo da Vinci participam no próximo sábado, dia 17/09, das 8h às 12h, a convite da Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra), do Dia Mundial da Limpeza. A ação, realizada conjuntamente por 191 países, reúne voluntários para enfrentar o problema global do lixo visando à construção de um mundo mais sustentável.
Aos estudantes, coube a missão de apoiar a Associação na identificação das espécies exóticas (introduzidas acidental ou intencionalmente) na região – que é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável integrante da Área de Proteção Ambiental Baía das Tartarugas – para posterior participação na construção de um plano de substituição por espécies nativas. Além disso, o grupo fará a observação do lago do bairro com o uso de microscópios para levantamento de detalhes sobre a água, as penas dos pássaros, as escamas dos peixes, entre outros aspectos.
De acordo com Hudson Donadia, um dos professores que coordena o Clube da Ciência da escola, o envolvimento dos alunos na ação é uma oportunidade de divulgar a ciência. “Além disso, permite que os alunos identifiquem uma possibilidade de ação, de trabalho com a comunidade, de levar a teoria para a prática”, comenta Hudson.
Para a organizadora do Dia Mundial da Limpeza em Vitória e presidente da Samifra, Talita Guimarães Fonseca de Pinho, o intuito é levar as escolas e promover a educação ambiental para que a Ilha do Frade seja um centro de sustentabilidade. “A gente acha que as crianças e os adolescentes é que vão mudar a nossa realidade no futuro. Então, é bom ver a alegria deles de fazer algo na prática, compartilhando conhecimento e também interagindo socialmente com as famílias da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória, a Amariv, que é a nossa parceira constante”, explica Talita.
Dia Mundial da Limpeza
Dia: 17/09, das 8h às 12h
Local de encontro: Bosque José Moraes Ilha do Frade
Clube da Ciência
O Clube da Ciência do Centro Educacional Leonardo da Vinci foi criado em 2022, sendo uma atividade voluntária desenvolvida por alunos dos 6os ao 9os anos do Ensino Fundamental. Tem como objetivos aproximar os alunos dos espaços da Estação Biológica da escola, trabalhar conceitos científicos de maneira prática, incentivar o estudo da Ciência, desenvolver a percepção crítico-reflexiva sobre a ação do homem na natureza, analisar processos de transformação biológica e promover o protagonismo dos alunos, tendo como foco o conhecimento científico. Semanalmente, os 20 integrantes do Clube da Ciência promovem a Sexta Científica, apresentando, durante o recreio das sextas-feiras, aos alunos dos 6os aos 9os anos, experimentos diversos de cunho científico.
fonte: Tríade Comunicação