Dia Nacional da Consciência Negra: Um Feriado Petista

Dia Nacional da Consciência Negra: Um Feriado Petista

                    Dia Nacional da Consciência Negra: Um Feriado Petista sancionado por Dilma…

Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil. A data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que foi morto por bandeirantes em 20 de novembro de 1695.

A ideia de celebrar o dia 20 de novembro surgiu na década de 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. Em 1971, na cidade de Porto Alegre, o Dia Nacional da Consciência Negra foi proposto pelo poeta gaúcho Oliveira Silveira, em reunião do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira.

A data petista foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Embora não seja feriado nacional, foi oficializado como tal em mais de mil cidades e seis estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo).

A Lei que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, foi proposta pelo deputado federal Luiz Alberto. Ele era membro do Partido dos Trabalhadores (PT) durante seu mandato como deputado. E a lei foi sancionada pela presidente Dilma (PT) em 2011.

Para fechar com chave de ouro, assista o vídeo do advogado abaixo e reflita. Conscientize-se:

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Senado Aprova: proteção de crianças em ambientes digitais

O Senado aprovou um projeto de lei que cria regras para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais ( PL 2.628/2022 ). A proposta prevê obrigações para as plataformas e controle de acesso por parte de pais e responsáveis, além de medidas para combater a chamada “adultização” de crianças nas redes sociais. O