As sanções dos EUA estão acelerando a inovação na China? Entenda mais

Twitter da OpenAI? O que está por trás do plano secreto de Sam Altman para as redes sociais

Durante os últimos anos, a OpenAI se consolidou como o símbolo da nova era da inteligência artificial generativa. Seu ChatGPT mudou o jogo na interface homem-máquina e abriu caminho para uma avalanche de aplicações. Mas agora, a empresa quer ir além dos chats e está explorando um território já bem povoado: as redes sociais.

De acordo com a The Verge, a OpenAI está desenvolvendo internamente um protótipo de rede social com feed interativo e geração de imagens integrada ao ChatGPT. Ainda em estágio inicial, o produto vem sendo testado dentro da própria organização e apresentado a um pequeno grupo externo a pedido do CEO, Sam Altman. 

A proposta? Criar uma nova forma de compartilhar conteúdo, agora com inteligência artificial no centro da experiência.

O projeto, que ainda não tem nome nem definição clara sobre ser um aplicativo independente ou uma extensão do ChatGPT, sinaliza um novo capítulo para a companhia: competir diretamente com gigantes como Elon Musk (X/Grok) e Mark Zuckerberg (Meta/Llama).

Mas, antes, você sabe o que está em jogo?

Imagine uma rede social onde usuários criam posts com ajuda de IA, imagens geradas pelo ChatGPT e sugestões de conteúdo automatizadas. Com base em dados contextuais, gostos pessoais e tendências virais, a IA pode sugerir desde uma piada pronta para viralizar até uma imagem artística com estética de vanguarda. A ideia é transformar a forma como nos expressamos e consumimos conteúdo online.

Agora, o que está por trás dessa movimentação?

Há múltiplas camadas. Em primeiro lugar, a OpenAI quer algo que hoje não possui: um fluxo constante de dados proprietários e atualizados em tempo real. Enquanto a Grok (de Musk) é alimentada pelos posts da X e a Llama (da Meta) é treinada com bilhões de interações sociais, o ChatGPT ainda depende majoritariamente de dados históricos e curados. Uma rede social própria mudaria isso (e muito).

Em segundo lugar, a movimentação tem um claro tom estratégico. Depois de Altman recusar publicamente uma proposta bilionária de compra feita por Elon Musk, a disputa entre os dois vem se intensificando. O flerte com o mundo das redes sociais parece menos um experimento e mais um contra-ataque. Altman chegou a brincar, dizendo: “Compramos o Twitter por US$ 9,74 bilhões se você quiser”, em resposta à oferta hostil de Musk.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Tecnologia 5G para Leigos no assunto

Tecnologia 5G para Leigos no assunto

Tecnologia 5G é a nova geração de redes móveis, mais rápida e eficiente, permitindo conexões mais rápidas e estáveis para dispositivos móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *