Lambedura de patas em cães requer atenção

Lambedura de patas em cães requer atenção

Na rotina do médico-veterinário uma queixa muito comum dos tutores de cães é a lambedura em patas. Mas, seria esse hábito o sintoma de alguma doença ou apenas uma alteração de comportamento? 

Segundo a médica-veterinária membro da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Veterinária, Thaís Wendling Gomes, a lambedura de patas pode ter diversas causas. 

“A lambedura das patas em cães pode ser causada, principalmente, por fatores comportamentais, condições alérgicas, como alergia a pulgas, alimentos ou dermatite atópica, presença de corpo estranho e parasitas, como carrapatos e ácaros, além de alterações ortopédicas e neuropáticas”, explica.

Esse ato de lamber excessivamente as patas leva a um quadro de Dermatite Acral por Lambedura, também chamada de Neurodermatite ou Granuloma de Lambedura. A doença possui etiologia desconhecida e tem como características o surgimento de uma placa granulomatosa úmida e alopécica na região (Marra, 2023). 

Outro sintoma comum desta condição é a feotriquia, que é a alteração da cor dos pelos devido à lambedura excessiva. Muitas vezes, esse é o primeiro sinal que o tutor percebe no animal, comenta a especialista. 

“Vale a pena ressaltar ainda que a região das patas também pode se encontrar eritematosa, edematosa, com crostas melicéricas e ter um mau odor característico. Já nos quadros crônicos, observa-se hiperpigmentação e hiperqueratose”.

Por mais que os sinais clínicos sejam similares em grande parte dos cães, algumas raças são mais predispostas a apresentar essa doença. 

De acordo com Thaís, se pensar na lambedura de patas como um sintoma, as raças com maior predisposição para desenvolver o problema são as que também estão susceptíveis à dermatite atópica.

“Nesses casos pode-se citar como exemplos os cães da raça Golden Retriever, Shih-Tzu e Buldogue Francês. Esses animais são os mais predispostos à dermatite e, em muitas das vezes, vão apresentar a lambedura de patas como sinal clínico”.

Com relação a idade, a dermatite por lambedura pode acometer cachorros de qualquer faixa etária, embora estudos mostrem que cães de três a seis anos são os mais recorrentes. Mesmo assim, há relatos de uma maior prevalência a partir dos cinco anos (Marra, 2023).

Confira o artigo completo “Cão lambendo as patas?”, na íntegra e sem custo acessando a página 54 da edição de julho (nº 311) da Revista Cães e Gatos.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Lágrima ácida em pets vai muito além de uma alteração estética

Lágrima ácida em pets vai muito além de uma alteração estética

O termo “lágrima ácida” é comum entre tutores e médicos-veterinários, que atendem cães e gatos, sendo considerado o principal causador de manchas ao redor dos olhos dos pets. Porém, realmente, esse é o motivo dos pelos mais escuros nessa região? Segundo a médica-veterinária pós-graduada em oftalmologia veterinária, doutora em oftalmologia pela Faculdade de Ciências Médicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *