Sedu realiza ‘I Seminário Estadual do Programa Benefício de Prestação Continuada na Escola’

Sedu realiza ‘I Seminário Estadual do Programa Benefício de Prestação Continuada na Escola’

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa quarta-feira (8), o “I Seminário Estadual do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola”, em Vitória. Com o tema “A Intersetorialidade como caminho para a efetivação de direitos”, o evento reuniu cerca de 200 profissionais das áreas de assistência social, educação, saúde e direitos humanos, vindos dos 78 municípios capixabas, com o objetivo de fortalecer a política de Educação Inclusiva no Espírito Santo e discutir estratégias de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes beneficiários do programa.

Durante o encontro, foram abordados temas como: “A atuação das Políticas Intersetoriais no atendimento, acompanhamento e monitoramento do BPC na escola”, “Rede de cuidados à pessoa com deficiência no Espírito Santo”, “O papel do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no acompanhamento dos beneficiários e suas famílias”, “A Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva do ES: Avanços e perspectivas” e o “Comitê Gestor Intersetorial das Políticas das Pessoas com Deficiência (Cogiped)”.

O secretário de Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância da intersetorialidade para a realização de ações em conjunto com outras pastas. “A intersetorialidade é fundamental para desenvolvermos a educação que queremos. No caso do BPC, este seminário se propõe a olhar para um público importante, focando na intersetorialidade como um dos nossos grandes desafios. A participação das secretarias estaduais e das representações municipais foi um divisor de águas”, afirmou.

Já a gerente da Educação Especial, Giovanne Berger, frisou que a integração entre políticas públicas permite uma visão mais ampla da realidade do estudante, otimiza recursos e fortalece a rede de proteção social, garantindo políticas públicas mais eficazes e direitos fundamentais.

“Quando conseguimos articular diferentes políticas públicas, conseguimos enxergar o estudante de forma mais completa, compreender suas necessidades e oferecer suporte adequado. A intersetorialidade fortalece a rede de proteção social, otimiza recursos e garante que cada direito seja efetivamente cumprido”, concluiu Giovanne Berger.

Envie sua sugestão de pauta para: 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Começa aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes)

Começa aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes)

A Secretaria da Educação (Sedu) iniciou, nesta segunda-feira (10), a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa) 2025. As avaliações seguem até o dia 28 de novembro, conforme o cronograma estabelecido por cada escola. Sobre a aplicação, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou