Comissão CFMV Jovem é criada para aproximar o sistema CFMV/CRMVs das novas gerações – Portal Cães e

Comissão CFMV Jovem é criada para aproximar o sistema CFMV/CRMVs das novas gerações – Portal Cães e

Com a proposta de fortalecer a integração, valorização e representatividade aos jovens médicos-veterinários e zootecnistas, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou a comissão CFMV Jovem, também chamada de Comissão Nacional de Jovens Médicos-Veterinários e Zootecnistas.

“A comissão nasceu da necessidade de aproximar o Sistema CFMV/CRMVs das novas gerações, ouvindo suas demandas e identificando oportunidades de inserção profissional, capacitação e liderança. Queremos que os jovens tenham voz ativa nas discussões que moldam o futuro da profissão, com foco em inovação, ética e protagonismo social”, explica Ana Elisa Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Com isso, Ana Elisa comenta que a Comissão Nacional de Jovens Médicos-Veterinários e Zootecnistas é formada por nove profissionais, que se destacam pelo perfil dinâmico, comunicativo e engajado.

“São jovens com sólida formação acadêmica, atuação em diferentes áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia e forte presença nas redes sociais e nos debates sobre a valorização profissional”, pontua.

Dessa forma, a presidente afirma que eles representam uma geração preparada para dialogar com a sociedade e contribuir com novas ideias, sempre em sintonia com os princípios éticos e científicos que norteiam o Sistema CFMV/CRMVs.

Quem são os integrantes?

Almeida relata que os integrantes da comissão CFMV Jovem foram escolhidos a partir de critérios técnicos, considerando profissionais com engajamento institucional, participação em atividades do Sistema e afinidade com as pautas da juventude veterinária e zootécnica.

“Buscamos pessoas comprometidas, que representem o entusiasmo e a capacidade transformadora da nova geração”, afirma.

Dentre eles, estão Ana Carolina Siqueira Gonçalves de Assis, Luiza Aurora Coutinho Quintela, Carolina Clarissa de Castro Paixão Quaresma e Raphael Gomes dos Santos.

“A nova geração traz consigo uma visão mais ampla e integrada das profissões. São médicos-veterinários e zootecnistas conectados, atentos às pautas de inovação, sustentabilidade, bem-estar animal e saúde única. Têm uma linguagem mais digital, atuação mais interdisciplinar e um olhar mais humano sobre a relação com os animais e com a sociedade. O CFMV reconhece essa transformação e acredita que esses jovens são protagonistas de um novo tempo na Medicina Veterinária e na Zootecnia, em que tecnologia, ética e empatia caminham lado a lado, informa a presidente do CFMV.

A ideia é que os participantes da comissão desenvolvam ações de comunicação, eventos e projetos institucionais, colaborando com outras comissões do CFMV.

Também devem apoiar a elaboração de diagnósticos sobre o perfil e as demandas dos jovens profissionais, sugerir políticas de valorização e participar da análise de normas e propostas que impactam diretamente quem está iniciando a carreira.

“Além disso, atuam como multiplicadores das iniciativas do Sistema CFMV/CRMVs, especialmente nas redes sociais, aproximando a instituição das novas gerações”, conclui.

FAQ sobre a comissão CFMV Jovem

Como a nova geração está mudando a Medicina Veterinária e a Zootecnia?

A nova geração possui uma visão mais ampla e integrada das profissões. São médicos-veterinários e zootecnistas conectados, atentos às pautas de inovação, sustentabilidade, bem-estar animal e saúde única. Também têm uma linguagem mais digital, atuação mais interdisciplinar e um olhar mais humano sobre a relação com os animais e com a sociedade.

O que o CFMV espera dessa comissão?

A ideia é que a comissão CFMV Jovem seja um espaço de diálogo permanente com os profissionais em início de carreira capaz de produzir ideias e projetos, que fortaleçam o exercício ético, técnico e social da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Qual o papel da comissão CFMV Jovem?

A comissão tem o papel estratégico de inspirar novos líderes, multiplicar boas práticas, contribuir com diagnósticos sobre o perfil e os desafios dos jovens profissionais e, sobretudo, ampliar a visibilidade e o reconhecimento dos médicos-veterinários e zootecnistas perante a sociedade.

Novo Código de Processo Ético-Profissional é aprovado pelo CFMV

CFMV apresenta diagnóstico da formação em Medicina Veterinária no Brasil

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Perda de um pet pode ser sentida de diferentes maneiras – Portal Cães e Gatos

Perda de um pet pode ser sentida de diferentes maneiras – Portal Cães e Gatos

Por José Luiz Tejon e coautoria de Ana Purchio O piloto de fórmula 1, Lewis Hamilton, recentemente perdeu seu cão da raça buldogue inglês, o Roscoe. E a pergunta que me faço é: como lidar com a morte de um animal de estimação já que recentemente eu também fiquei sem meu Golden Retriever, o Zeca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *