Debaixo do capô, a Turbi desenvolveu diversas tecnologias proprietárias, dentre elas IA e IoT, que sustentam a experiência de locação digital. Logo no início da jornada do cliente, todo o processo de cadastro acontece no app, em que a aprovação do usuário leva, em média, 30 segundos. “A nossa base de dados integra a operação com os principais Departamentos de Trânsito do Brasil. O Algoritmo permite que 91% dos cadastros sejam validados automaticamente”, explica o CTO da Turbi, Márcio Pedrozo.
A Turbi disponibiliza atualmente cerca de 4 mil veículos espalhados em mais de 400 pontos na Grande São Paulo, que podem ser retirados imediatamente ou reservados pelo cliente direto pelo aplicativo. Nesse processo, a fase de abertura e fechamento do veículo é realizada via bluetooth, com IoT integrada. “Nos primeiros 2 anos de operação essa solução era terceirizada. A partir de 2019 a marca inaugurou o T-Box, solução proprietária que reduziu custos em 95% por veículo, além de entregar aumento de 82% em eficiência operacional. A IoT também permite monitorar os principais componentes do veículo, além de dados como odômetro, tanque de combustível e RPM”, comenta Pedrozo.
No final da jornada, ou seja, ao devolver o carro em um estacionamento parceiro da Turbi, a IA é responsável por analisar possíveis danos após cada viagem em um veículo. Quando finaliza uma locação, o usuário é responsável por tirar e enviar fotos específicas do carro alugado pelo aplicativo. A solução, desenvolvida pelo time, avalia as fotos em aproximadamente 4 segundos. De acordo com o CTO, “os procedimentos manuais precisavam ser substituídos para viabilizar o crescimento da operação: “Desde que foi implementada, em 2018, a IA aumentou a nossa eficiência operacional em 44%. Atualmente nós recebemos mais de 200 mil fotos enviadas por clientes mensalmente”, aponta o executivo.
A Turbi iniciou a operação em 2017, com 17 carros, passando para 67 em 2018. Em 2020 foi atingida a marca de 1.000 veículos na operação, número que dobrou em 2022 e mais uma vez em 2023. Segundo o CEO, Diego Lira, “posicionamos a empresa como um “one stop shop” de veículos, onde nossos clientes buscam agilidade na análise cadastral, sem filas nem burocracia, pontos de retirada próximos e que funcionem 24×7. A tecnologia aplicada foi fundamental para viabilizar nosso crescimento”, finaliza o CEO.
Sobre a Turbi
A Turbi é uma empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, que surgiu com o objetivo de facilitar e desburocratizar todo o processo de aluguel de carro, mudando o conceito que os usuários possuem com as locadoras tradicionais. Presente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Osasco, Barueri e Taboão da Serra, todos os estacionamentos com Turbi funcionam 24h por dia, durante os 7 dias da semana, assim é possível que o usuário alugue ou devolva o veículo a qualquer hora do dia.
fonte: NR7