21 de novembro: Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

Em 2005, os números alarmantes de mortes em consequência da violência no trânsito motivaram a ONU (Organização das Nações Unidas) a estabelecer, todo o terceiro domingo do mês de novembro, como o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (DMMVT). Além das pessoas que morreram em virtude de acidentes, também são homenageadas suas famílias e os demais afetados por essas tragédias.

O movimento, que em 2021 completa 28 anos, tem o objetivo de relembrar as vítimas de quaisquer acidentes e de alertar para o número de pessoas que morrem anualmente no trânsito, destacando o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos no atendimento às vítimas, como agentes de trânsito, bombeiros e policiais.

Globalmente, segundo a OPAS, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano – tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. Neste cenário, os sinistros de trânsito devem causar mais de 13 milhões de mortes e deixar 500 milhões de pessoas lesionadas durante a próxima década.

Ao redor do mundo, entidades vinculadas à disseminação da segurança viária incentivam que governos e organizações civis realizem uma mobilização social para reivindicar ações efetivas que garantam práticas sustentáveis de segurança no trânsito e a consequente redução do número de vítimas.

Iniciativas brasileiras marcam as homenagens

O Detran Pará (PA) iniciou uma campanha de doação de sangue em todo o Estado como parte da programação, com hemocentros e postos de coleta em Belém, Castanhal, Santarém, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí.

A Prefeitura de Maracajú (MS) realizou, no dia 12/11 uma “Blitz Educativa” em alusão ao DMMVT, visando conscientizar e orientar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro. Em Jacarei (SP) a data foi homenageada com plantio de mudas de árvores, no Parque Cassununga. Nesta semana, a Polícia Militar de Santa Catarina está promovendo diversas ações de conscientização, nas redes sociais e rodovias do Estado, sobre a importância de reduzir a violência no trânsito.

Para Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, além da conscientização, a empatia e o respeito de condutores, pedestres e ciclistas têm papel preponderante para redução de vítimas no trânsito. “Cada indivíduo tem papel relevante e fundamental na obtenção de um trânsito mais seguro. É necessário que todos se percebam como protagonistas dessa mudança, entendendo definitivamente que atitudes individuais impactam no coletivo e que somente atuando juntos será possível acabar com as mortes no trânsito em nosso país”, comenta.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sefaz bloqueia 255 empresas por falta de contabilista responsável

Sefaz bloqueia 255 empresas por falta de contabilista responsável

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, bloqueou 255 empresas devido à ausência de contabilista responsável cadastrado. A medida tem o objetivo de assegurar a regularidade cadastral e combater a concorrência desleal. Para regularizar a situação, o sócio responsável deve acessar a Agência Virtual (http://app.sefaz.es.gov.br/AgenciaVirtual/) e indicar um contabilista regularmente habilitado no Conselho