"Todes": BH barra avanço da linguagem neutra esquerdista

“Todes”: BH barra avanço da linguagem neutra esquerdista

              Projeto de lei é de autoria do deputado federal Nikolas Ferreira

No dia 19 de agosto, um projeto de lei reacendeu o debate em torno do uso da linguagem neutra.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte promulgou uma lei que veta o uso de linguagem neutra nas escolas públicas e privadas.

A proposta é de autoria do deputado federal Nikolas Ferreira e proíbe o uso do dialeto na grade curricular e no material didático, além de impor sanções às instituições que descumprirem a lei.

Apesar de controverso, o dialeto não-binário vem ganhando eco na sociedade, a ponto de ser usado até mesmo em eventos oficiais do atual Governo Federal e documentos do poder executivo.

Para ideólogos e ativistas de gênero, o uso de pronomes neutros seria uma forma de incluir pessoas que não se identificam com o gênero masculino e feminino. Alegam também que a língua portuguesa encoraja o machismo e o sexismo.

Para outros, a implementação do dialeto não-binário na grade curricular exclui disléxicos, surdos e deficientes visuais, inviabilizando a comunicação desses grupos.

Segundo Cíntia Chagas, professora de português formada em letras pela UFMG, “o dialeto é defendido por ditadores da linguagem.” O crítico literário Rodrigo Gurgel ainda afirma que “estão sacrificando o idioma para satisfazer a sanha de grupos sociais que se pretendem donos da verdade.”

As pautas relacionadas à questão de gênero estão presentes na sociedade e são motivos de discussão frequente

Para compreender melhor a origem dessas ideias, a Brasil Paralelo produziu três documentários sobre o tema: A Face Oculta do Feminismo, As Grandes Minorias e Os Donos da Verdade, todos disponíveis no app e plataforma BP.

E para quem quer se aprofundar mais ainda no assunto, também estão disponíveis os cursos “A História do Feminismo” com a Ana Caroline Campagnolo e “Aborto: Quem é a Verdadeira Vítima?” com Marcus Lins.

fonte: BP

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Milei convida Bolsonaro para a posse e deixa Lula de lado

Milei convida Bolsonaro para a posse e deixa Lula de lado

O recém eleito presidente da Argentina continua a surpreender a todos. Após deixar claro que …