A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI) e Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) – UFES, anuncia a disponibilização do Caderno Metodológico: “Educação e envelhecimento: caminhos de respeito e valorização”, como uma das iniciativas do Programa Educar para a Paz. O programa tem como objetivo beneficiar as comunidades escolares da rede pública estadual do Espírito Santo, implementando medidas de conscientização, prevenção e combate aos diversos tipos de violência nas escolas, promovendo a cultura de paz.
Com o caderno, direcionado aos educadores da Rede Estadual de ensino, é possível conferir o conteúdo e utilizar as atividades em suas práticas pedagógicas, engajando os/as estudantes em um novo campo de aprendizado que tem como premissa socializar conhecimentos sobre o processo de envelhecimento e estratégias de trabalhos pedagógicos relacionadas à promoção de relações baseadas no respeito e na valorização da Pessoa Idosa.
A gerente do Currículo da Educação Básica na Sedu, Aleide Cristina, destaca que os cadernos também marcam um importante passo rumo à implementação dos temas integradores do Currículo do Espírito Santo, pois fazem referência a assuntos de grande relevância para a sociedade brasileira. “Esses temas atravessam as experiências dos sujeitos em seus contextos e determinam a forma como interagem com os outros e com o ambiente, possibilitando um posicionamento ético e crítico em relação ao mundo”, disse. Neste Caderno são abarcados os seguintes temas: Processo de Envelhecimento, Respeito e Valorização da Pessoa Idosa; Educação em Direitos Humanos; Saúde; Vida Familiar e Social.
O Caderno Metodológico está dividido em quatro partes: na apresentação, se introduz a relevância da educação intergeracional, destacando a necessidade de incluir o tema do envelhecimento no currículo escolar, dada a importância crescente do respeito e valorização das pessoas idosas em uma sociedade que envelhece rapidamente; no texto introdutório é feita uma fundamentação teórica que aborda o envelhecimento sob aspectos sociais, demográficos e de saúde, além de examinar a legislação de proteção à pessoa idosa, incluindo as normas e direitos que resguardam sua dignidade; as práticas pedagógicas oferecem sugestões de atividades para serem aplicadas pelos/as professores/as em sala de aula, com temas que vão desde reflexões literárias e filosóficas sobre o envelhecer até estudos de direitos e inclusão. As práticas visam promover interações significativas e conscientizar os/as estudantes sobre o valor da experiência e sabedoria dos mais velhos. E no anexo do material há a inclusão de materiais adicionais que reforçam o aprendizado, auxiliando na conscientização e no desenvolvimento de um olhar crítico sobre as relações intergeracionais.
Confira AQUI O CADERNO EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO: CAMINHOS DE RESPEITO E VALORIZAÇÃO
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