Sedu lança caderno metodológico sobre Respeito e Valorização da Pessoa Idosa

Sedu lança caderno metodológico sobre Respeito e Valorização da Pessoa Idosa

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Currículo da Educação Básica (GECEB), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI) e Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) – UFES, anuncia a disponibilização do Caderno Metodológico: “Educação e envelhecimento: caminhos de respeito e valorização”, como uma das iniciativas do Programa Educar para a Paz. O programa tem como objetivo beneficiar as comunidades escolares da rede pública estadual do Espírito Santo, implementando medidas de conscientização, prevenção e combate aos diversos tipos de violência nas escolas, promovendo a cultura de paz.

Com o  caderno, direcionado aos educadores da Rede Estadual de ensino, é possível conferir o conteúdo e utilizar as atividades em suas práticas pedagógicas, engajando os/as estudantes em um novo campo de aprendizado que tem como premissa socializar conhecimentos sobre o processo de envelhecimento e estratégias de trabalhos pedagógicos relacionadas à promoção de relações baseadas no respeito e na valorização da Pessoa Idosa.

A gerente do Currículo da Educação Básica na Sedu, Aleide Cristina, destaca que os cadernos também marcam um importante passo rumo à implementação dos temas integradores do Currículo do Espírito Santo, pois fazem referência a assuntos de grande relevância para a sociedade brasileira. “Esses temas atravessam as experiências dos sujeitos em seus contextos e determinam a forma como interagem com os outros e com o ambiente, possibilitando um posicionamento ético e crítico em relação ao mundo”, disse. Neste Caderno são abarcados os seguintes temas: Processo de Envelhecimento, Respeito e Valorização da Pessoa Idosa; Educação em Direitos Humanos; Saúde; Vida Familiar e Social.

O Caderno Metodológico está dividido em quatro partes: na apresentação, se introduz a relevância da educação intergeracional, destacando a necessidade de incluir o tema do envelhecimento no currículo escolar, dada a importância crescente do respeito e valorização das pessoas idosas em uma sociedade que envelhece rapidamente; no texto introdutório é feita uma fundamentação teórica que aborda o envelhecimento sob aspectos sociais, demográficos e de saúde, além de examinar a legislação de proteção à pessoa idosa, incluindo as normas e direitos que resguardam sua dignidade; as práticas pedagógicas oferecem sugestões de atividades para serem aplicadas pelos/as professores/as em sala de aula, com temas que vão desde reflexões literárias e filosóficas sobre o envelhecer até estudos de direitos e inclusão. As práticas visam promover interações significativas e conscientizar os/as estudantes sobre o valor da experiência e sabedoria dos mais velhos. E no anexo do material há a inclusão de materiais adicionais que reforçam o aprendizado, auxiliando na conscientização e no desenvolvimento de um olhar crítico sobre as relações intergeracionais.

Confira AQUI O CADERNO EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO: CAMINHOS DE RESPEITO E VALORIZAÇÃO 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Inscrições para curso Pré-Enem terminam nesta quinta-feira (03)

Inscrições para curso Pré-Enem terminam nesta quinta-feira (03)

Termina nesta quinta-feira (03), o período de inscrição para o curso preparatório Pré-Enem 2025. A oportunidade é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que busca ampliar as oportunidades dos alunos da Rede Pública de Ensino de acesso ao Ensino Superior. Estudantes interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo portal