Evento buscou aprofundar conhecimento sobre o Programa Estadual de Transporte Escolar e discutir a execução do serviço em parceria com as cooperativas.
Na manhã dessa terça-feira (17), a Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Subsecretaria de Estado de Suporte à Educação (SESE) e da Gerência de Apoio Escolar (GAE), realizou o 2º Workshop de Transporte Escolar e Licitações Públicas. O evento, promovido no auditório do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES), em Vitória, reuniu especialistas e cooperativas para discutir o Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete/ES) e estratégias para sua execução.
Com uma programação dinâmica, o encontro contou com a participação da equipe da Subgerência de Transporte Escolar (Sute), engenheiros de transporte, técnicos e gestores. Entre os temas abordados, destacou-se a metodologia de cálculo dos custos das rotas escolares, que atualmente beneficiam estudantes de 76 municípios capixabas.
De acordo com o Subgerente de Transporte Escolar, Leonardo Altoé Bruschi, o workshop teve como objetivo preparar possíveis fornecedores para as licitações públicas. “Queremos que nossos fornecedores se sintam preparados e confiantes para concorrer. Nosso compromisso é garantir a oferta de transporte escolar aos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, assegurando o acesso à educação e combatendo a evasão escolar”, afirmou Bruschi.
O engenheiro Felipe Tabuas Patrício destacou o potencial de crescimento do setor. “Nos últimos dez anos, a Sedu investiu mais de R$ 1 bilhão no transporte escolar. É um mercado em expansão, com novas oportunidades para fornecedores a cada ano”, pontuou. Já o engenheiro Markson Gonçalves Lima enfatizou o diálogo com as cooperativas como estratégia essencial para ampliar o atendimento. “Nossa meta é trazer mais cooperativas para o mercado de transporte escolar, garantindo que todos os estudantes sejam atendidos de forma eficiente”, explicou Markson Lima.
Durante o evento, foi apresentado o caso de sucesso da Cooperativa de Castelo, cujo presidente, Arnaldo Pin, relatou os benefícios da parceria com a Sedu. “Renovamos por mais dois anos nosso contrato com a Sedu e estamos muito satisfeitos. No início, havia insegurança pela transição dos contratos da municipalidade para a Sedu, mas a organização e o suporte técnico da Sute superaram nossas expectativas”, destacou Pin.
O 2º Workshop de Transporte Escolar reafirma o compromisso da Sedu com a promoção de uma educação pública de qualidade, ampliando parcerias e fortalecendo a logística de transporte escolar, essencial para garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas unidades escolares mais próximas de suas residências.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7706 / 3636-770