Sedu divulga resultados gerais da Avaliação de Fluência em Leitura

Sedu divulga resultados gerais da Avaliação de Fluência em Leitura

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nessa terça-feira (23), os resultados gerais da Avaliação de Fluência em Leitura 2025, durante uma transmissão ao vivo (Clique AQUI e assista o vídeo). O encontro, que reuniu gestores escolares, professores, pedagogos, coordenadores e técnicos da Redes Estadual, além de representantes das Secretarias Municipais de Educação, promoveu momentos de reflexão sobre os avanços e desafios no processo de alfabetização.

Mais do que números, a devolutiva apresentou um retrato da aprendizagem dos estudantes capixabas, destacando conquistas importantes. Realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), a avaliação foi aplicada entre os dias 05 e 19 de agosto, envolvendo mais de 47 mil alunos e alcançando 97% de participação.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que os resultados mostraram uma redução contínua no percentual de crianças classificadas como “Pré-Leitor”: de 39% em 2023 para 30% em 2025. Já os “Leitores Iniciantes” se mantiveram estáveis, variando de 37% em 2024 para 38% neste ano. O destaque ficou para os “Leitores Fluentes”, que passaram de 18% em 2023 para 31% em 2025, consolidando um avanço expressivo.

“Os dados mostram avanços concretos na fluência em leitura dos nossos estudantes, mas também nos apontam caminhos para intensificar o apoio aos que ainda estão em processo de alfabetização. Nosso objetivo é utilizar essas informações para fortalecer práticas pedagógicas e garantir que cada criança tenha oportunidades reais de desenvolver a leitura de forma consistente e prazerosa”, disse o secretário Vitor de Angelo.

Durante a live, mapas e relatórios ilustraram a evolução do desempenho nas diferentes regionais do Estado, revelando a ampliação da presença de leitores fluentes e a diminuição da concentração de pré-leitores em várias localidades. “Cada dado foi traduzido em conquistas pedagógicas, resultado do trabalho das equipes escolares e do esforço dos estudantes”, acrescentou.

Além da apresentação dos resultados, foram disponibilizadas ferramentas de apoio ao planejamento pedagógico. Entre elas, a Plataforma de Avaliação e Monitoramento, com relatórios detalhados por estudante, turma e escola; o Guia Prático de Análise de Resultados, que auxilia na interpretação das informações; e os painéis de Business Intelligence (BI), que permitem análises em diferentes níveis, tanto na rede estadual quanto nas redes municipais.

Envie sua sugestão de pauta para: 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Escola Coronel Gomes de Oliveira promove aprendizagem significativa em Matemática com práticas experimentais

Escola Coronel Gomes de Oliveira promove aprendizagem significativa em Matemática com práticas experimentais

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Gomes de Oliveira, localizada em Anchieta, os estudantes confeccionaram seus próprios planos cartesianos utilizando cartelas de ovos e outros materiais recicláveis. A proposta prática marcou a introdução ao estudo de funções e possibilitou o trabalho com pares ordenados para a construção de figuras planas. Além

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *