Estudantes da Escola Governador Gerson Camata vivenciam Mini Simulação da ONU com foco no enfrentamento ao extermínio de jovens

Estudantes da Escola Governador Gerson Camata vivenciam Mini Simulação da ONU com foco no enfrentamento ao extermínio de jovens

O Centro Estadual de Ensino Fundamental, Médio e de Tempo Integral (CEEFMTI) Governador Gerson Camata, localizado em Vila Velha, promoveu, no dia 30 de setembro, uma Mini Simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). A atividade envolveu 320 estudantes do Ensino Médio, dos turnos integral e parcial, e integrou a programação da Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, instituída pela Lei nº 9.646/2011.

A simulação teve como propósito proporcionar uma experiência prática em diplomacia, negociação, oratória e direito internacional, incentivando o pensamento crítico e o engajamento com temas globais. Divididos em oito comitês, cada um com 40 delegados e uma Mesa Diretora própria, composta por presidentes e diretores experientes. Essa organização garantiu que todos os participantes tivessem espaço para se manifestar e contribuir para as discussões.

Um dos comitês de destaque foi o Comitê de Direitos Humanos (CDH), que debateu o tema “Combate ao extermínio da juventude negra periférica”, em diálogo direto com a proposta da Semana Estadual, promovendo reflexões sobre desigualdade, racismo e justiça social. Outros grupos discutiram pautas, como regulação de casas de apostas, discriminação racial no esporte, violência contra a mulher, exploração do trabalho juvenil e preservação do patrimônio cultural.

A diretora da unidade, Leida Raasch, ressaltou a relevância pedagógica da atividade: “Eventos como esta Mini ONU vão muito além da sala de aula. Eles são fundamentais para formar cidadãos conscientes, críticos e engajados com as problemáticas do mundo. Ao debaterem temas complexos, como o extermínio da nossa juventude, nossos estudantes desenvolvem empatia, argumentação e a capacidade de buscar soluções coletivas.”

Para o estudante Arino Pertel Neto, da 3ª série do Ensino Médio, a experiência foi marcante: “Foi uma vivência transformadora. Descobri um amor genuíno pela simulação da ONU e por tudo o que ela representa. Conheci pessoas incríveis, que levarei comigo como inspiração para a vida.”

Com um cronograma intenso das 7h às 14h, o evento promoveu convivência, cooperação e aprendizado prático entre os participantes.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Começa aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes)

Começa aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes)

A Secretaria da Educação (Sedu) iniciou, nesta segunda-feira (10), a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa) 2025. As avaliações seguem até o dia 28 de novembro, conforme o cronograma estabelecido por cada escola. Sobre a aplicação, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou