Estudantes de Afonso Cláudio participam de aula com especialistas sobre agrotóxicos e alternativas sustentáveis

Estudantes de Afonso Cláudio participam de aula com especialistas sobre agrotóxicos e alternativas sustentáveis

A atividade, integrada à plataforma Letrus, promoveu aprendizagem ativa e ampliou o repertório para a produção de redação.

Estudantes da 1ª série do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado em Afonso Cláudio, participaram, na última semana, de uma aula interdisciplinar sobre o tema “Agrotóxicos – Uso, Impactos e Alternativas”. A proposta foi organizada pelo professor de Língua Portuguesa Glauco Barros da Silva e contou com a presença de três especialistas das áreas de Biologia, Engenharia Ambiental e Agronomia.

A atividade foi realizada por meio da dinâmica de rotação por estações. Em um primeiro momento, parte da turma participou de um encontro virtual com a agrônoma Maria Eduarda Pagotto Barros da Silva, diretamente do laboratório de Biologia. Simultaneamente, outro grupo esteve na Biblioteca da escola com a engenheira ambiental Isabel Silva Machado (do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Guandu – CIM Guandu) e o biólogo Jancy Rômulo Aschawer (do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF). Em seguida, os grupos trocaram de espaço, garantindo que todos vivenciassem as duas experiências.

A aula teve como objetivo informar e conscientizar os estudantes sobre o uso de agrotóxicos na agricultura brasileira, seus impactos na saúde humana e no meio ambiente, e apresentar alternativas mais sustentáveis de produção. Foram abordados temas como agroecologia, manejo integrado de pragas, produção orgânica, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e aplicação de bioinsumos — como o biochá, utilizado nas lavouras de café da região.

Segundo o professor Glauco Silva, a proposta também se articulou ao Projeto de Vida dos estudantes: “A proposta foi extremamente proveitosa e informativa. Cumpriu o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre os agrotóxicos e seus impactos. Os especialistas trouxeram uma abordagem técnica, acessível e instigante, promovendo a reflexão sobre práticas agrícolas mais conscientes e sustentáveis. Além das informações científicas, houve um momento para apresentação sobre a graduação dos especialistas, sendo assim abordamos também o Projeto de Vida para os alunos.”

A atividade também integrou o processo de produção textual na plataforma Letrus, servindo como fonte de repertório para o desenvolvimento de argumentos. Para a estudante Izabelly Cristina Damasceno da Silva, a experiência foi enriquecedora: “Ouvir os especialistas foi mais interessante do que somente ler os textos motivacionais da plataforma. As informações que trouxeram acrescentaram muito para a redação que vamos produzir.”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-770

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes de Boa Esperança participam de ação e aprendem sobre etapas do café

Estudantes de Boa Esperança participam de ação e aprendem sobre etapas do café

Estudantes da Escola do curso técnico em Agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) Boa Esperança, localizado no município de Boa Esperança, estão participando de uma ação que une prática, pesquisa e valorização da agricultura familiar. Denominado “Do Campo à Xícara: Estufa para Secagem de Café Especial como Experiência de Aprendizagem”, o projeto