Seminário de Linguagens na Escola Elvira Barros valoriza literatura afro-brasileira e protagonismo estudantil

Seminário de Linguagens na Escola Elvira Barros valoriza literatura afro-brasileira e protagonismo estudantil

Nessa quarta-feira (06), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, em Afonso Cláudio, promoveu o III Seminário da Área de Linguagens, com o tema “Literatura Afro-Brasileira: da escrita feminina de resistência ao repertório sociocultural na redação”. A iniciativa, organizada pelas professoras Elisangela Silva Soares, Vanilza Martins Nogueira Zanelato, Felícia Aparecida dos Passos Dutra e Fernanda de Souza Braga, teve como objetivo analisar obras de autoras negras e destacar a literatura como ferramenta de resistência, empoderamento e construção da identidade.

O seminário foi resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre. Cada turma do Ensino Médio selecionou uma obra, realizou leituras, debates e tertúlias literárias, preparando-se para a apresentação final. Para a culminância, realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com transmissão ao vivo pelo YouTube, os grupos elaboraram slides, apresentações musicais e de dança, pinturas e artes visuais, todas relacionadas à temática das obras estudadas.

Além de enriquecer o repertório cultural dos estudantes, a atividade incentivou a produção textual com olhar crítico e fundamentado, fortalecendo a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a professora Elisangela Silva Soares, a literatura de autoras como Djamila Ribeiro e Conceição Evaristo oferece uma perspectiva vivida sobre racismo estrutural, desigualdade social e resistência: “Essas obras ampliam o repertório sociocultural e ajudam nossos alunos a construírem argumentos mais sólidos e conscientes.”

Para o estudante Leonardo Hartwig Dornellas, da 3ª série do Ensino Médio, a experiência foi transformadora: “Conhecer autoras como Djamila Ribeiro e Conceição Evaristo me ajudou a entender melhor temas como racismo e desigualdade, além de me oferecer boas referências para usar na redação.”  

Já Amanda Fiegebaum, da 1ª série do Ensino Médio, destacou o impacto pessoal: “O seminário foi uma ótima oportunidade para perder o medo de falar em público, aprender mais sobre o racismo e criar um bom repertório sociocultural para o Enem.”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sistema prisional conta com novas turmas de Informática Básica

Sistema prisional conta com novas turmas de Informática Básica

As Secretarias da Justiça (Sejus) e da Educação (Sedu), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), deram início, nessa segunda-feira (04), ao Curso de Informática Básica destinado a estudantes em situação de privação de liberdade na Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV 5), localizada no Complexo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *