Pesquisa: Método aumenta desempenho cognitivo

      Pesquisa comprova que método para o desenvolvimento da coordenação motora aumenta em até 38% desempenho cognitivo…

Baseada na premissa defendida por estudiosos de que a estimulação motora provoca melhoria de desempenho de crianças em tarefas que envolvem memória e flexibilidade cognitiva, a bailarina, educadora física e neuropsicopedagoga Lu Braga, mineira que atua em Vitória desde 1995, desenvolveu a metodologia Coordenando-se, que foi recentemente testada pelo Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos Censupeg, do Rio de Janeiro, sendo o resultado da pesquisa publicado no International Journal of Health Sciences, periódico da área de saúde reconhecido internacionalmente.

O estudo, coordenado pelo professor doutor Fabrício Bruno Cardoso, comprovou que o sistema de códigos para estimulação motora a partir da associação das diferentes partes do corpo com imagens e cores em atividades lúdicas criado por Lu Braga pode ser usado como uma proposta de Intervenção Ludomotora Neuropsicopedagógica (ILN). Isso se deu após a realização de testes com 102 crianças entre 7 e 8 anos de idade, de ambos os sexos.

Os participantes foram divididos em quatro grupos com e sem dificuldades comprovadas de aprendizagem, que passaram ou não por 36 sessões de dez minutos cada, três vezes por semana, da metodologia Coordenando-se. Os resultados demonstraram que o tempo médio de velocidade para verbalizar sequencialmente uma lista de símbolos básicos foi reduzida em 10% e 19% nas crianças sem e com dificuldade de aprendizagem, respectivamente.

Analisando ainda a capacidade de compreensão leitora, houve melhora de 9% e 27% no número de palavras lidas de maneira correta por minuto, nesta ordem, nas crianças sem e com dificuldade de aprendizagem. Já em relação ao desempenho acadêmico, medido através de uma avaliação com dez questões de matemática e dez de português, a melhora foi de 12% e 38% no número médio de acertos, respectivamente, nos participantes sem e com dificuldade de aprendizagem.

Para Lu Braga – que já realizou mais de 80 workshops sobre a metodologia desde 2016, capacitando mais de 2.060 profissionais, entre professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, neuropsicopedagogos, pedagogos e psicomotricistas, em 139 cidades do Brasil, além de um em Paris e outro no Paraguai –, essa comprovação da eficácia da metodologia é de grande importância.

“O que muitos autores dizem e que nós víamos na prática, pudemos comprovar com os testes científicos. Os praticantes do método tiveram importantes melhoras cognitivas ao realizarem o treinamento para o desenvolvimento da coordenação motora, comprovando que a metodologia traz diversos benefícios para os praticantes”, explica a neuropsicopedagoga.

 

fonte: Tríade Comunicação

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Troca do Bandeirão marca início das comemorações do aniversário de Brasília no próximo domingo (20)

Troca do Bandeirão marca início das comemorações do aniversário de Brasília no próximo domingo (20)

Publicado em 16/04/2025 12h08 Brasília (DF), 16/4/2025 -  No próximo domingo (20), às 8h30, acontecerá a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Neste mês, o evento marca o início da comemoração do 65º aniversário da capital federal.  A troca do Bandeirão será conduzida pelo Governo do Distrito