Estudantes de Guarapari fazem visita técnica à Hidrelétrica de Mascarenhas e ao Instituto Terra

Estudantes de Guarapari fazem visita técnica à Hidrelétrica de Mascarenhas e ao Instituto Terra

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, em Guarapari, realizou, na quinta-feira (07), com os estudantes da eletiva ‘Da horta ao Laboratório’ uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Mascarenhas e ao Instituto Terra, localizado em Minas Gerais. Essas atividades proporcionaram aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais, além de ampliar sua visão sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

A atividade teve como objetivos correlacionar os conteúdos teóricos das disciplinas com a prática, estimulando a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas Ciências; promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento de uma postura crítica em relação aos desafios socioambientais e fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade, promovendo a visita a locais de relevância científica e ambiental.

A aula de campo permitiu que os estudantes compreendessem, de forma mais aprofundada, os conceitos estudados em sala de aula, como a geração de energia elétrica, os processos de restauração ambiental e a importância da biodiversidade. Além disso, eles também puderam desenvolver habilidades como a observação, a análise e a interpretação de dados, além de estimular o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos. O momento também oportunizou à reflexão sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as questões ambientais.

A professora de Química, Cátia Oliveira de Paula Morais, destacou que as visitas técnicas foram uma experiência enriquecedora, tanto para os alunos quanto para ela. “A visita à usina, a maior do Espírito Santo, localizada no Rio Doce, proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma importante fonte de energia hidrelétrica. Já no Instituto Terra, referência mundial em restauração ambiental, os alunos puderam acompanhar as ações de reflorestamento da Mata Atlântica e aprender sobre as práticas de desenvolvimento sustentável. Acredito que essas atividades contribuíram significativamente para a formação de futuros cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do planeta”, disse.

O professor de Biologia, Saulo Nunes Santa Clara, também enfatizou que as visitas foram de grande contribuição para a formação integral dos alunos, pois permitiram conciliar conhecimento teórico estudado em sala com a vivência prática. “Todos trouxemos para casa grandes aprendizagens e lembranças de momentos especiais, pois é sempre muito bom desfrutar e compreender a natureza”, afirmou.

“A visita foi muito boa, pois nos permitiu ver de perto cada etapa na produção de energia elétrica. No instituto Terra, vimos as fotos do Sebastião Salgado, a dimensão que o projeto de reflorestamento ganhou foi uma oportunidade de aprender fora da escola”, apontou o estudante Deyvid Belém.

Envie sua sugestão de pauta para: 

pauta@sedu.es.gov.br


iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes de Boa Esperança participam de ação e aprendem sobre etapas do café

Estudantes de Boa Esperança participam de ação e aprendem sobre etapas do café

Estudantes da Escola do curso técnico em Agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) Boa Esperança, localizado no município de Boa Esperança, estão participando de uma ação que une prática, pesquisa e valorização da agricultura familiar. Denominado “Do Campo à Xícara: Estufa para Secagem de Café Especial como Experiência de Aprendizagem”, o projeto