A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, em Guarapari, realizou, na quinta-feira (07), com os estudantes da eletiva ‘Da horta ao Laboratório’ uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Mascarenhas e ao Instituto Terra, localizado em Minas Gerais. Essas atividades proporcionaram aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais, além de ampliar sua visão sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
A atividade teve como objetivos correlacionar os conteúdos teóricos das disciplinas com a prática, estimulando a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas Ciências; promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento de uma postura crítica em relação aos desafios socioambientais e fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade, promovendo a visita a locais de relevância científica e ambiental.
A aula de campo permitiu que os estudantes compreendessem, de forma mais aprofundada, os conceitos estudados em sala de aula, como a geração de energia elétrica, os processos de restauração ambiental e a importância da biodiversidade. Além disso, eles também puderam desenvolver habilidades como a observação, a análise e a interpretação de dados, além de estimular o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos. O momento também oportunizou à reflexão sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as questões ambientais.
A professora de Química, Cátia Oliveira de Paula Morais, destacou que as visitas técnicas foram uma experiência enriquecedora, tanto para os alunos quanto para ela. “A visita à usina, a maior do Espírito Santo, localizada no Rio Doce, proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma importante fonte de energia hidrelétrica. Já no Instituto Terra, referência mundial em restauração ambiental, os alunos puderam acompanhar as ações de reflorestamento da Mata Atlântica e aprender sobre as práticas de desenvolvimento sustentável. Acredito que essas atividades contribuíram significativamente para a formação de futuros cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do planeta”, disse.
O professor de Biologia, Saulo Nunes Santa Clara, também enfatizou que as visitas foram de grande contribuição para a formação integral dos alunos, pois permitiram conciliar conhecimento teórico estudado em sala com a vivência prática. “Todos trouxemos para casa grandes aprendizagens e lembranças de momentos especiais, pois é sempre muito bom desfrutar e compreender a natureza”, afirmou.
“A visita foi muito boa, pois nos permitiu ver de perto cada etapa na produção de energia elétrica. No instituto Terra, vimos as fotos do Sebastião Salgado, a dimensão que o projeto de reflorestamento ganhou foi uma oportunidade de aprender fora da escola”, apontou o estudante Deyvid Belém.
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