Boa prática da PCES inspira rede de proteção no Amazonas com capacitação sobre enfrentamento à violência doméstica

Boa prática da PCES inspira rede de proteção no Amazonas com capacitação sobre enfrentamento à violência doméstica

A equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) ministrou, no último dia 16 de junho, uma capacitação sobre a condução de Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no Estado do Amazonas.

O convite foi realizado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que implementará, em âmbito estadual, Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, tendo como referência o Projeto “Homem que é Homem”, desenvolvido pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Espírito Santo.

Participaram da capacitação representantes das redes de atendimento dos municípios de Manicoré, Coari, Uarini, São Sebastião do Uatumã e Rio Preto da Eva.

A formação foi conduzida pela chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e gestora do projeto, delegada Cláudia Dematté, pela psicóloga e técnica de referência do projeto, Ana Paula Milani Patrocínio, e pela assistente social e também técnica de referência, Marilene Barcelos.

Durante sua fala, a delegada Cláudia Dematté destacou a honra da equipe da PCES em receber o convite do Ministério Público do Amazonas para ministrar a capacitação e compartilhar o Projeto “Homem que é Homem” como boa prática.

“É de extrema relevância saber que o projeto tem inspirado outros estados e órgãos a implementarem grupos reflexivos com homens autores de violência contra a mulher, como importante ferramenta no enfrentamento desse tipo de violência”, afirmou Cláudia Dematté.

A promotora de Justiça do Estado do Amazonas, Ludmilla Coutinho, também ressaltou a importância da ação para a rede local: “A capacitação ministrada pela equipe da Polícia Civil do Espírito Santo foi essencial para que os municípios pudessem extrair a vivência prática dos grupos reflexivos, fortalecendo a atuação da rede de proteção e viabilizando a execução dessa importante política pública, bem como demonstrando que é possível romper as barreiras geográficas e unir forças para a formação de facilitadores.”

A psicóloga Ana Paula Milani Patrocínio complementou: “Momentos como esse são de grande relevância, pois, além de dar visibilidade ao projeto, indicam que o ‘Homem que é Homem’ tem sido uma importante ferramenta passível de ser replicada em diferentes contextos de enfrentamento à violência doméstica, comprovando que se trata de uma proposta bem-sucedida, especialmente em relação à prevenção e à redução da reincidência.”

Por fim, a assistente social Marilene Barcelos destacou: “É uma satisfação integrar a equipe psicossocial da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e contribuir na formação de facilitadores de grupos reflexivos no Estado do Amazonas, tendo como referência os bons resultados do Projeto ‘Homem que é Homem’ na desconstrução de masculinidades violentas, possibilitando a implementação de ações que estão em consonância com a Lei Maria da Penha.”


Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
     

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PCES divulga identidade de foragido suspeito de latrocínio que vitimou motorista de aplicativo em Viana

PCES divulga identidade de foragido suspeito de latrocínio que vitimou motorista de aplicativo em Viana

A Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) divulgou, nesta segunda-feira (17), a identidade de um homem de 19 anos, suspeito de participação no crime de latrocínio ocorrido no dia 13 de outubro, no bairro Industrial, em Viana, que vitimou o motorista de aplicativo Gabriel Erlacher Azevedo, de 48 anos. O indivíduo procurado