SIG SAUER produzida no Brasil, com aço IMBEL

À primeira vista, a IMBEL – Indústria de Material Bélico do Brasil,  recebeu do Exercito a aprovação do plano de nacionalizarão da pistola SIG SAUER com a plataforma P320, no calibre 9 mm Parabellum. Do mesmo modo o comandante do Exército assinou o respectivo despacho autorizando a IMBEL a produzir as pistolas “SIG SAUER” para uso das Forças Armadas. Contudo, as pistolas que devem ser produzidas serão os mesmos modelos usados pelos militares do Exército norte-americano, nas versões básica (tamanho full e carry) para o modelo M17 e (tamanho carry) para o modelo M18.

Nesse ínterim, o despacho foi publicado no Diário Oficial do dia 17 de dezembro de 2020. No entanto, para que a parceria e produção, efetivamente se concretize, ainda é necessário a autorização final do governo americano. O inicio das negociações sobre a temática abordada de produção da pistola SIG SAUER com a plataforma P320 no Brasil pela IMBEL – Indústria de Material Bélico do Brasil tiveram seu início durante a LAAD SECURITY de 2018, no entanto somente no ano de 2020 tomou mais divulgação nos veículos especializados para o publico em geral. Ao mesmo tempo, grande parte dos aficionados pela temática, como caçadores, colecionadores e atiradores os famosos CACs, estão ansiosamente aguardado os devidos tramites, e principalmente o inicio da produção de uma pistola SIG SAUER com a plataforma P320, no calibre 9 mm Parabellum com aço de altíssima qualidade forjado a frio pela IMBEL.

“DESPACHO DECISÓRIO – C EX Nº 164, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2020

ASSUNTO:

Autorização para conceder anuência ao Plano de Nacionalização da Empresa Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) para a produção de pistolas SIG SAUER com plataforma P 320, no calibre 9 mm, nas versões básicas (tamanhos full e carry), M17 (tamanho full) e M18 (tamanho carry) e suas respectivas variantes.

  1. Processo originário da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), que solicita a anuência do Conselho para Nacionalização de Produtos Controlados pelo Exército (CNPCE) do Plano de Nacionalização da empresa IMBEL, para a produção de pistolas SIG SAUER com plataforma P 320, no calibre 9 mm, nas versões básicas (tamanhos full e carry), M17 (tamanho full) e M18 (tamanho carry) e suas respectivas variantes.
  2. Considerando:
  3. Que compete ao CNPCE emitir pareceres sobre propostas de nacionalização de Produtos Controlados pelo Exército (PCE), analisando as vantagens e desvantagens para o desenvolvimento econômico e para o aprimoramento do parque fabril nacional, tendo em vista uma eventual mobilização industrial do País, na forma do art. 4º, inciso I, da Portaria do Comandante do Exército nº 817, de 7 de junho de 2019;
  4. Que a Estratégia Nacional de Defesa tem como propósito assegurar que o atendimento das necessidades de equipamentos das Forças Armadas apoie-se em tecnologias sob domínio nacional;
  5. Que a capacidade tecnológica a ser adquirida pelo País, bem como o incremento da cadeia produtiva de armas de fogo e da capacidade de mobilização industrial, a partir da implementação do Plano de Nacionalização, como apresentado, é considerada significante;
  6. Que não se vislumbra risco de perda do equilíbrio estabelecido entre o Estado e outros fabricantes nacionais de armamento;
  7. Que o Estado-Maior do Exército, consoante com o acima descrito, emitiu o Relatório Nº 25-SProD/4 SCh/EME – CNPCE, de 09 de novembro de 2020, onde consta:


1) O parecer favorável à implantação do Plano de Nacionalização apresentado pela empresa IMBEL para a produção de pistolas SIG SAUER com plataforma P 320, no calibre 9 mm, nas versões básicas (tamanhos full e carry), M17 (tamanho full) e M18 (tamanho carry) e suas respectivas variantes;

2) Que o Estado-Maior do Exército, por meio do CNPCE, constitua um grupo de trabalho para acompanhar as fases de implantação da planta, bem como estabeleça parâmetros, requisitos e periodicidade para as inspeções que se fizerem necessárias na planta instalada, a fim de comprovar o cumprimento dos compromissos de nacionalização para a produção de pistolas SIG SAUER com plataforma P 320, no calibre 9 mm, nas versões básicas (tamanhos full e carry), M17 (tamanho full) e M18 (tamanho carry) e suas respectivas variantes.

  1. Que a importação dos insumos nas quantidades pretendidas pela empresa está condicionada à anuência da Diretoria de Fiscalização e Produtos Controlados/Comando Logístico;
  2. Que a Empresa inicie as atividades descritas para a implantação da Planta no Brasil, apresentando um quadro de trabalho, para fins de acompanhamento e controle por parte do Exército dou o seguinte DESPACHO:

1) CONCEDO anuência ao Plano de Nacionalização apresentado pela empresa Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), para a produção de pistolas SIG SAUER com plataforma P 320, no calibre 9 mm, nas versões básicas (tamanhos full e carry), M17 (tamanho full) e M18 (tamanho carry) e suas respectivas variantes.

2) Encaminhe-se o presente despacho à Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa, para conhecimento.”

GEN EX EDSON LEAL PUJOL

HISTORIA DA IMBEL:
A Indústria Bélica Nacional teve seu início com a criação da Casa do Trem, no Rio de Janeiro, em 1762, com a finalidade de guardar, conservar e realizar pequenos reparos no armamento e nos equipamentos das tropas existentes no vice-reinado. Em 1808, foi fundada por D. João VI a Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Em 1826 foi transferida para a cidade de Magé no estado do Rio de Janeiro, com a denominação de Real Fábrica de Pólvora da Estrela, mediante decreto de D. Pedro I.

A partir de 1939 foi reestruturada, passando a ter a atual denominação de Fábrica da Estrela, funcionando como uma Organização Militar do Ministério do Exército até a criação da IMBEL em 1975. Através dos tempos, teve sua existência marcada por impulsos de modernização exigidos pela dependência externa dos principais produtos internacionais.

Há indicativos que a criação da empresa pública IMBEL – Indústria de Material Bélico do Brasil foi em decorrência do rompimento, no ano de 1974, pelo Governo Geisel, do Acordo de Cooperação Militar Brasil – Estados Unidos, firmado durante a 2ª.Guerra Mundial. Com a sua criação, as Fábricas Militares do Exército foram transferidas para a estatal, e com isso, o setor de defesa, integrado com as demais empresas privadas da época, passou a ser uma atividade estratégica para o país, com uma tecnologia nacional em evolução, que permitiria ao Brasil tornar-se mais independente em produtos militares.

No exercício de sua função produtora, administra industrial e comercialmente cinco unidades de produção que têm por vocação a produção de material bélico e outros bens, cuja tecnologia derive da gerada no desenvolvimento de equipamentos de aplicação militar, por força de contingência de pioneirismo, conveniência administrativa ou no interesse da segurança nacional.

Atualmente, a IMBEL possui as seguintes unidades de produção:

Fábrica da Estrela (FE), especializadas em produtos químicos, localizada no Município de Magé, RJ;

Fábrica Presidente Vargas (FPV), especializadas em produtos químicos, localizada em Piquete, SP;

Fábrica de Itajubá (FI), que produz armas de calibre leve e artigos de cutelaria, situada em Itajubá, MG;

Fábrica de Juiz de Fora (FJF), produtora de munição de grosso calibre, em Juiz de
Fora, MG;

Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE), voltada para equipamentos de comunicações e TI, no Rio de Janeiro, RJ.

HISTORIA DA SIG SAUER

A Realiza é um grupo de empresas com mais de 4 décadas de mercado, sempre pautados na honestidade, lealdade, seriedade e profissionalismo. Iniciou-se em 1974 quando o prezado Dr. Misael de Sousa, atual diretor da mesma, diante de uma extrema carência de profissionais sérios e capacitados para que realizassem todos os trâmites burocráticos e inerentes as legalizações de produtos controlados e anuência de órgãos reguladores. Onde a RealizaImports se configura como atual importadora de armamentos, munições, coletes balísticos e correlatos de usos policiais ou táticos.

Existem na verdade, duas empresas SIG Sauer. A empresa original, SIG Sauer GmbH é uma fabricante de armas, de fuzis e pistolas, com sede em Eckernforde, Alemanha.  Desde o ano 2000, o SIG Sauer GmbH & Co.KG pertence ao L&O Holding, que controla a irmã norte americana SIG Sauer Inc. em Newington, New Hampshire, e também o braço suíço Swiss Arms em Neuhausen. Inicialmente, a SIG Sauer Inc. foi fundada em 1985, sob o nome Sigarms (até Outubro de 2007) para importar e distribuir as armas da SIG Sauer nos Estados Unidos. Desde 2000, a SIG Sauer Inc. é uma empresa separada da SIG Sauer GmbH de Eckernforde, Alemanha.

Fonte: InfoDefesa, Revista sociedade Militar, SIG Sauer, IMBEL, Diario Nacional .
Fotos IMBEL, SIG Sauuer.

 

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Marcelo de Medeiros

Articulista no portal Direto Notícias - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Um dos melhores jogos da Bethesda está de graça no PC! Veja como resgatar agora

Um dos melhores jogos da Bethesda está de graça no PC! Veja como resgatar agora

Doom Eternal é o jogo mais recente da franquia que, para muitos, é a grande referência do gênero FPS. E para quem não teve oportunidade de conferir essa obra prima, a Prime Gaming está oferecendo o game de graça para os seus assinantes neste mês de outubro. Lançado em 2020 pela Bethesda, Doom Eternal é