Para despertar o interesse dos estudantes para uma agenda de sustentabilidade, o Governo Federal está lançando um projeto que conecta a sala de aula com ações de proteção do meio ambiente.
O Programa Escolas + Verdes vai promover ações de cidadania e educação ambiental nas escolas, como a separação e tratamento de resíduos, eficiência no uso de água e energias renováveis. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes para pautas ambientais e conectar matérias do currículo escolar, como ciências, química e física, com ações sustentáveis reais.
A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação será realizada em duas etapas, com investimento de até R$ 300 milhões no financiamento de projetos. No primeiro momento, serão selecionadas 200 escolas para a adesão do Programa. Está prevista, também, a instalação de biodigestores nas instituições, possibilitando a produção de biogás, a partir de resíduos orgânicos.
Com esta iniciativa, o biodigestor possibilita que cascas, sementes, bagaço de frutas e restos de legumes não virem lixo comum e gerem combustível, que pode ser usado no preparo da merenda escolar, por exemplo, substituindo, assim, a compra de botijões de gás . O dispositivo também pode ser usado no tratamento de esgoto em escolas que ainda não possuam saneamento básico.
As escolas públicas ou particulares que adotarem práticas de sustentabilidade também poderão requisitar o selo Escola + Verde. A certificação é um reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e um diferencial para estimular a educação ambiental dentro e fora de sala.
fonte: SECOM