Aura Minerals Apresenta Relatório de Sustentabilidade

Aura Minerals Apresenta Relatório de Sustentabilidade

                   Documentação Detalha Conquistas, Avanços e Projeções Futuras
A Aura Minerals acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2023, destacando os principais indicadores que evidenciam um crescimento sólido e um posicionamento de liderança no mercado. Este documento detalha conquistas notáveis e os avanços nas operações, além de fornecer projeções estratégicas para os próximos anos.

Principais Destaques Financeiros e Operacionais

A receita líquida de US$438 milhões e a distribuição de mais de US$28 milhões em dividendos são marcos significativos no relatório. Outro destaque é o início das operações em Almas, Tocantins, o primeiro projeto greenfield da companhia. Além disso, a construção da mina Borborema, no Rio Grande do Norte, está em andamento, com previsão de início de operação no primeiro trimestre de 2025.

Meta Ambiciosa de Produção

Na busca por atingir a marca de 450 mil GEO até 2025, a mineradora de ouro e cobre, que encerrou 2023 com 235,8 mil GEO produzidas, baseia sua estratégia em três pilares fundamentais: ativos de qualidade, um balanço financeiro robusto e uma cultura organizacional forte.

Mensagem do CEO

“A Aura tem apresentado um crescimento sustentável, fruto do nosso olhar cuidadoso para esses três pilares estratégicos. Nossa missão é fornecer minérios que proporcionem inovação e prosperidade para a humanidade. Nosso objetivo não é sermos os maiores, mas sim os melhores em tudo o que fazemos”, destacou o CEO Rodrigo Barbosa no documento.

Compromisso com a Mineração Responsável

Seguindo as diretrizes da Responsible Gold Mining Principles (RGMP) do World Gold Council (WGC), a Aura Minerals também é signatária do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). A empresa busca tornar cada vez mais sustentável a produção de ouro e cobre, que hoje correspondem a 70% e 30% da produção, respectivamente.

Iniciativas Socioambientais

O compromisso com a agenda socioambiental e o aprimoramento contínuo da comunicação com os stakeholders resultaram na criação do Guia Aura 360. Este guia apresenta diretrizes sobre a atuação da companhia nos aspectos ambiental, social e de governança, além de destacar o Programa de Diversidade e a revisão da estratégia de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e combate às mudanças climáticas.

Impacto nas Comunidades

As ações de conscientização e capacitação promovidas pelas unidades da Aura Minerals nos três países onde a empresa opera – Brasil, México e Honduras – impactaram diversas pessoas, incluindo colaboradores e comunidades locais. A Fundación San Andrés, mantida pela operação Minosa em Honduras, contribuiu positivamente para a vida de 30 mil pessoas diretamente impactadas por 60 projetos desenvolvidos, com a meta de impactar 180 mil pessoas até 2030.

Economia Regional e Responsabilidade Social

Quanto à economia regional, 40% das compras realizadas pela companhia foram feitas com parceiros locais. Além disso, a conquista do Selo de Empresa Socialmente Responsável destaca a atuação comprometida com a pauta social, reconhecimento concedido à unidade de Aranzazu, no México. Lá, a companhia conduziu ações de engajamento e programas de desenvolvimento comunitário, incluindo a criação de um centro esportivo para a formação de 300 crianças.

Gestão Hídrica Inovadora

A gestão hídrica também teve avanços, com um modelo de captação de água de superfície e subterrânea que evita o descarte de águas em áreas de estresse hídrico e garante o reaproveitamento do recurso natural nas operações. Em 2023, houve um aproveitamento médio de 90% de água e 65% de recirculação das águas da barragem para o processo de beneficiamento de minério.

Inovação e Participação dos Colaboradores

Ouvir aqueles que constroem a empresa no dia a dia é fundamental para fomentar a inovação. Por isso, a Aura Minerals investiu em programas que incentivam a participação dos colaboradores na criação de soluções. Em comparação a 2022, houve um aumento de 70% no número de ideias inscritas no ‘Programa de Inovação Aura’, que é aberto a sugestões de profissionais da empresa.

Diversidade e Inclusão

Em resumo, a diversidade também é um fator que contribui para a inovação na mineradora. Acima de tudo, por meio dos programas de início de carreira – estágio, jovem aprendiz e trainee – o engajamento social, especialmente do público feminino, foi ampliado. Além disso, o relatório mostra que, no programa de trainees, a mineradora alcançou um índice de contratação de 40% de mulheres.

Saúde e Segurança em Primeiro Lugar

‘Pessoas em primeiro lugar’ é um valor que direciona a atuação da Aura, com foco em garantir a saúde e segurança das pessoas. Portanto em 2023, com a implantação das Regras que Salvam Vidas, a companhia reforçou as iniciativas de segurança no ambiente de trabalho e encerrou o ano sem fatalidades e sem ocorrências de acidentes com afastamento.

Conclusão do Executivo

“Nosso objetivo é executar projetos do portfólio colocando as pessoas em primeiro lugar, com respeito e cuidado às comunidades e ao meio ambiente, além de contribuir para um setor mais sustentável. Por fim, os resultados obtidos até agora confirmam nossa evolução nessa direção”, concluiu o executivo.

Considerações Finais

Ademais, com um compromisso firme com a sustentabilidade e a inovação, a Aura Minerals continua a trilhar um caminho de crescimento sustentável e de impacto positivo nas comunidades onde opera. O Relatório de Sustentabilidade 2023 não apenas detalha as conquistas passadas, mas também estabelece uma visão clara para um futuro promissor, alinhado com os princípios da mineração responsável e o desenvolvimento socioambiental.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Seca na Bacia do Rio Amazonas preocupa cadeia do abastecimento | Climatempo

Seca na Bacia do Rio Amazonas preocupa cadeia do abastecimento | Climatempo

A seca em algumas localidades da Bacia do Rio Amazonas já afetam comunidades que dependem do transporte fluvial, a logística do transporte de mercadorias que impacta a cadeia mundial de abastecimento.  Nesta segunda-feira (30/09), o ponto de monitoramento do Rio Ji-Paraná apresentava por volta das 10h, a cota de 607 centímetros, próxima do nível de